Revoga já! Nota do MNCR no 1º de maio

Desde a assinatura do Decreto 12.438/2025 que abre as portas para importação de materiais recicláveis de outros países, o MNCR e suas instituições de suporte não tem medido esforços a imediata revogação dessa norma que traz fome e injustiça para nossas bases, companheiros/as nas ruas e nos lixões.

Reforçamos nesse dia internacional das trabalhadoras e trabalhadores nossa contrariedade a essa ação do Governo Federal e buscamos por meio de diálogo direto e franco a revogação, além do estabelecimento de uma mesa de negociação por uma rápida regulamentação que efetivamente proíba que o país se torne destino de resíduos de outros países e desvalorize o esforço das catadoras e catadores na recuperação dos recicláveis produzidos no país.

Exigimos ainda que as medidas para obrigatoriedade de metas de resíduos recicláveis na produção da indústria seja regulamentada urgente, assim como outras ações de regulação dos preços dos recicláveis, tributação justa e execução dos investimentos anunciados, mas que ainda demoram a virar realidade.

Somos cerca de um milhão de homens e mulheres Catadoras que vivem dos recicláveis para por o pão na mesa, faça chuva ou faça sol. Queremos avanço.

MNCR - Movimento Nacional dos Catadores/as de Materiais Recicláveis