O povo tomou posse: Catadora da coordenação do MNCR passou a faixa presidencial para Lula

A posse do Presidente Lula, em Brasília, dia 1o de Janeiro, foi repleta de emoção e surpresas. Com a recusa do ex-presidente e o ex-vice em passar a faixa presidencial para Lula, cerimônia tradicional na mudança de mandato, ninguém sabia ao certo como o Presidente eleito receberia da faixa.

Lula subiu a rampa do Palácio do Planalto com um grupo representativo e diverso de trabalhadores e trabalhadoras, assim como a cadela resistência, que foi adotada por Janja durante a prisão política sofrida por Lula em Curitiba.

O grupo passou a faixa de mão em mão até chegar ao Presidente Lula e foi tarefa da catadora Aline Sousa, representante da Comissão Nacional do MNCR, colocar a faixa no Presidente eleito, um ato simbólico e cheio de emoção que levou Lula as lágrimas.

Durante a cerimónia de posse, que contou com caravanas de movimentos sociais de todo o Brasil, além de shows com diversos artistas apoiadores do Presidente eleito, também foram assinados os primeiros decretos e medidas do novo Governo Federal.

Um despacho presidencial determinou a criação de um grupo técnico para estudar e formular no prazo de 45 dias, um novo decreto do Programa Pró-catador e revogar o programa “recicla mais”.

O MNCR também participou durante a cerimonia com autoridades internacional e ministros. O representante foi o catador Roberto Laureano da Rocha que também integrou o grupo de trabalho de meio ambiente do Gabinete de Transição.

Outra vitória da categoria foi a criação de um Departamento de Gestão de Resíduos, uma reivindicação do movimento. O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima manteve no âmbito da sua estrutura a Secretaria Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental e o respectivo Departamento de Gestão de Resíduos

Art. 2º O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima tem a seguinte estrutura organizacional:

I - órgãos de assistência direta e imediata ao Ministro de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima:

b) Secretaria Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental:

1. Departamento de Meio Ambiente Urbano;

2. Departamento de Gestão de Resíduos; e

3. Departamento de Qualidade Ambiental;

Conheça todos os participantes que passaram a faixa:

Francisco tem 10 anos, mora em Itaquera, periferia de São Paulo. É corintiano roxo, faz natação, e em 2022 ficou em primeiro lugar no campeonato da Federação Aquática Paulista. Em 2019 esteve em Curitiba para dar "Bom dia Presidente Lula" e no Jogo MST - Amigos do Lula e Amigos do Chico Buarque viu pela primeira vez o presidente de perto. Filho de uma assistente social e de um advogado que atuam nas causas sociais, depois de assistir ao filme com a vida do presidente Lula e com a atenção e carinho que recebeu do presidente no Natal dos catadores, Francisco diz que também pode ser presidente.

Aline Sousa tem 33 anos, é catadora desde os 14 anos, a 3ª geração de catadora na família. Sua mãe e avó materna são catadoras da mesma cooperativa. Mãe de sete filhos, em 2012 Aline foi eleita diretora Secretária da Rede CENTCOOP-DF e, 3 anos, depois a primeira Presidenta da Rede. Hoje está no seu terceiro mandato. Ingressou no Movimento Nacional de Catadores de Materiais Reciclaveis como articuladora nacional em 2013 representando os catadores e catadoras do DF. Atualmente é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores. Beneficiária do programa Minha Casa Minha Vida em 2009, junto a 30 famílias de catadores que também foram contemplados.

O cacique Raoni Metuktire, 90 anos, dedicou sua vida à defesa da Amazônia e dos povos da floresta. É reconhecido por indígenas e ribeirinhos como um dos principais representantes da luta pela preservação da floresta e dos povos amazônicos. Da aldeia Kraimopry-yaka, onde nasceu, o cacique rodou o mundo pedindo paz. Recentemente, o cacique sobreviveu a três grandes desafios: a morte da sua esposa, Bekwyiká, uma infecção intestinal e um quadro de covid-19.

Weslley Viesba Rodrigues Rocha, de 36 anos, é metalúrgico do ABC desde os 18 anos. Natural de Diadema, Weslley é casado e pai de dois meninos: Cauã de 18 anos e Apolo de dois meses. Formou-se em Educação Física com o auxílio do Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Também possui na sua formação os cursos técnicos profissionalizantes de Desenho Técnico, Matemática Aplicada, Eletricista e Comandos Elétricos, do SENAI da Escola Livre para Formação Integral "Dona Lindu". Apaixonado por cultura Wesley também é DJ no grupo de rap Falange.

Murilo de Quadros Jesus, 28 anos, é professor, formado em Letras Português e Inglês (UTFPR) e mora em Curitiba. Atuou como professor de português como língua adicional na Universidad de La Sabana (Bogotá, Colômbia) entre 2016 e 2017 e foi bolsista Fulbright como professor de português na Bluefield College (West Virginia, EUA) entre 2021 e 2022. 

Cozinhar é a paixão da dona Jucimara Fausto dos Santos, paranaense de Palotina. Desde sempre dedicou sua vida à cozinha. Foi em um concurso de culinária na Vigília Lula Livre que Jucimara foi chamada para fazer pão e acabou ficando cozinhando lá por dez meses. Hoje, cozinha na Associação dos Funcionários da Universidade Estadual do Maringá.

Ivan Baron, jovem potiguar que, aos 3 anos de idade, teve meningite viral, doença que causou paralisia cerebral. É referência na luta anticapacitista e considerado um dos embaixadores da inclusão.

Flávio Pereira, 50 anos, é natural de Pinhalão, estado do Paraná. Artesão, esteve na Vigília Lula Livre nos 580 dias ajudando nas atividades cotidianas.