Artigos

Barragens do Capitalismo

Este presente artigo tem como objetivo, contribuir para uma importante reflexão sobre os crimes ambientais e sua intima relação com o capitalismo, o qual para manter-se, precisa continuar aniquilando a natureza, explorando as trabalhadoras e os trabalhadores para obter lucro a todo custo e acumular riquezas. Neste contexto de lucro e acumulação de riquezas, os direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores assim como preservação da natureza, são custos que afetam diretamente estes objetivos, logo, a luta de classes se dá pela defesa da natureza e de direitos, os quais, possivelmente só poderão ser conquistados com uma revolução no sistema capitalista.

Leia Mais…

Catadora(e)s de Resíduos Sólidos na Região Metropolitana de Belém: (Neo)extrativistas dos Ecossistemas Urbanos na Floresta Amazônica

Texto sobre os catadores da Região Metropolitana de Belém, subsidiado por dados do Projeto “Incubação para fortalecimento de cooperativas e associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis em municípios do Pará” coordenado pelo Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento da Universidade Federal do Pará – UFPA

Leia Mais…

Onde eu descarto?

Texto curto que fala da questão histórica do lixo e conceito de reciclável e aprofunda na questão dos resíduos orgânicos.

Leia Mais…

Os limites do capital e crise ambiental em Karl Marx

1 O capitalismo, enquanto sistema em movimento e em expansão “infinita”, se sustenta pela exaustão dos recursos naturais necessários à produção em grande escala de mercadorias. A tudo transforma em mercadoria, inclusive os bens naturais, sem considerar, nas relações societais extremamente humanas que desenvolve e consolida, os limites físicos do planeta, gerando a tragédia socioambiental exponenciada pelas contradições intrínsecas do próprio sistema. 2 A alienação produzida pelas inversões da realidade pelo capitalismo, afastando o homem dos produtos de sua força de trabalho, da sociedade e alienando-o do mundo natural. 3 A negação cultural e ideológica da crise socioambiental e dos limites do sistema de produção.

Leia Mais…

Os que Sobrevivem do Lixo

Artigo que traz de forma resumida, alguns dados do IPEA, tais como renda, escolaridade, busca pela identidade, inclusão social e potencial econômico.

Leia Mais…

Projeto Amigos do Lixo

Relato do Projeto “Amigos do Lixo”, publicado no livro 20 Experiências de Gestão Pública e cidadania, traz o relato do projeto implementado em Guaratinguetá (SP), coordenados por um engenheiro ambiental e uma psicóloga. A proposta aborda a busca pela a implementação do programa de gestão de resíduos sólidos e a preocupação com a situação social dos catadores.

Leia Mais…