Relatórios e Pesquisas

Atlas brasileiro da reciclagem - 2022

A publicação foi projetada como um banco de dados vivo, que se constrói de forma o progressiva e, primordialmente, a partir de informações colhidas diretamente nas Associações e Cooperativas de Catadores (ACs) e junto a outros atores da cadeia da reciclagem, para retratar com rigor a produção dos diferentes empreendimentos que compõem esta cadeia e permitir a rastreabilidade das informações contidas no banco.

Leia Mais…

Situação Social das Catadoras e dos Catadores de Material Reciclável e Reutilizável - Brasil / Dezembro 2013

O relatório está organizado da seguinte forma. Na seção 2, trataram-se as principais características do setor da reciclagem e o modo como os catadores se inserem em sua cadeia. Na seção 3, discutiram-se a trajetória da formação de uma identidade comum entre os catadores, Na seção 4, foram utilizados dados das principais pesquisas domiciliares no Brasil. Sobre essa pesquisa o MNCR públicou uma nota comentando os dados relacionados a número de catadores no Brasil e quantidade de mulheres em atividade. Confira no link: http://www.mncr.org.br/noticias/noticias-regionais/mulheres-sao-maioria-entre-catadores-organizados-em-cooperativas

Leia Mais…

IPEA – Pagamento por Serviços Ambientais

Relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada –IPEA- com resultados de pesquisa sobre o pagamento por serviços ambientais urbanos para a gestão de resíduos sólidos. Lançado em 2010, o relatório fala da estimativa dos benefícios econômicos e ambientais da reciclagem e faz considerações sobre uma política de pagamento.

Leia Mais…