Teses, Dissertações e Monografias

SUJEITOS DE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA: a trajetória do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) no Brasil (2001-2016)

Esta tese de doutorado em ciência política analisa a trajetória do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) no Brasil no período de 2001 a 2016. O MNCR emerge como ator político de influência nacional no mesmo momento em que se inicia um processo de incorporação das demandas do segmento na agenda do governo federal com a chegada do Partido dos Trabalhadores (PT) ao poder central, em 2003.

Leia Mais…

Análise crítica da Política Nacional de Resíduos Sólidos a partir da reciclagem e o trabalho dos Catadores e Catadoras

Este estudo se propõe a realizar uma análise da Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei 12.305/2010, à luz de uma perspectiva crítica. Busca-se compreender em que medida os interesses da classe trabalhadora, neste caso específico, dos catadores e catadoras de materiais recicláveis, são relegados à um segundo plano, em benefício da reprodução do capital.

Leia Mais…

O Trabalho no Lixo

Tese na área da Geografia (2006) nos municípios que compõem a Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Pontal do Paranapanema. O trabalho buscou entender as formas de utilização/exploração do trabalho na coleta de resíduos sólidos e a organização do trabalho MNCR.

Leia Mais…