Uruguai: catadores rechaçam edital de incineração de lixo

De acordo com a recente informação da imprensa a respeito da licitação em curso que vem impulsando desde o Poder Executivo e a Oficina de Planejamento e Orçamentos – OPP, cujo objetivo é a geração de energía a partir dos residuos, a Coordenação Pró Catadores – CPC, assinala que:



  1. Gerar energía a partir dos residuos leva imevitavelmente que os materias que hoje comercializam as industrias, intermediarios e Catadores, como por exemplo, papelão e os plásticos, desapareção do mercado, levando também a desapareçam desse mercado.




  2. Gerar energía a partir de residuos, seja qualquer tecnología utilizada, é a opção que menos quantidade de mão de obra ocupa.




  3. Gerar energía a partir dos residuos é uma tecnología de alto custo, porque é económicamente inviavel e precisará de subsidios de todos os uruguaios, o que se faria através das tarifas de Energia Eletrica.




  4. Gerar energía a partir dos residuos é atender só uma parte do problema, a disposição final, deixando de lado outros assuntos nada menores, por exemplo a coleta e o transporte, uma tarefa complexa e de alto custo, que não absorverá a empresa ganhadora da licitação, que reciberá uma comissão por tonelada de lixo recibida.



Pelo manifiesto, a CPC considera um profundo erro dar prioridade a geracão de energía a partir dos residuos. Em troca, propomos a elaboração de alcance nacional para a gestão social dos residuos em grande escala e em todo o país, com destino ao uso, reuso e reciclagem assim como a inclusão e formalização massiva de catadores. Desta forma, se substitui o trabalho em lixões públicos existentes em varios estados, onde trabalha homens e mulheres adultos, muitos menoresde idade, incluindo crianças, por postos de trabalho com dignidade desde o ponto de vista econômico, social, ambiental e cultural.

 

Montevideo, 15 de maio de 2014



Pela Coordenação Pró Catadores – CPC:



  • Asociação civil Retos ao Sur




  • AVE FENIX – Cooperativa Social de Clasificadores de Canelones




  • Centro Uruguay Independiente - CUI




  • Grupo de Clasificadores de Pando de TU ENVASE NOS SIRVE




  • Organización San Vicente (OSV) – Padre Cacho




  • Unión de Clasificadores de Residuos Sólidos Urbanos – UCRUS



Personas:



  • Jorge Meoni,




  • Walter Rodríguez.