Prêmio Cidade Pró-Catador divulga lista de municípios selecionados na primeira fase

Com o objetivo de premiar boas práticas voltadas para catadores de materiais recicláveis, a Secretaria de Governo (SG) divulgou nesta terça-feira (10), em parceria com a Fundação Banco do Brasil, a lista dos nove municípios selecionados na primeira fase do Prêmio Cidade Pró-Catador.

 

Das 40 iniciativas aptas a participarem do edital, são finalistas as seguintes cidades: Cachoeira de Minas (MG), Campo Largo (PR), Canoas (RS), Jacareí (SP), Luiz Eduardo Magalhães (BA), Maracaí (SP), Presidente Prudente (SP), Santa Terezinha (PR) e Tietê (SP).

 

Ao final do processo, quatro iniciativas serão premiadas.  Ao todo, foram 68 propostas inscritas, sendo 28 classificadas como inaptas por não atenderem a todos os requisitos expressos no edital de participação.

 

Os projetos foram analisados por uma comissão avaliadora composta por representantes da SG, Banco do Brasil, ministério do Meio Ambiente, e do Trabalho e Emprego.

As próximas etapas da seleção correspondem à visita in loco pela comissão avaliadora das iniciativas finalistas e, por fim, os relatórios serão analisados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Estão sendo avaliados os critérios de inclusão social e econômica de catadores; sustentabilidade, caráter inovador e impacto no público alvo. A premiação está prevista para os dias 30 de novembro a 2 de dezembro, na Expocatadores em São Paulo.