Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Lutar, criar, Reciclagem Popular!
Ferramentas Pessoais
Acessar
This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias nacionais / POVO NA RUA, A LUTA CONTINUA

POVO NA RUA, A LUTA CONTINUA

por mncr — publicado 05/05/2008 07h00, última modificação 09/02/2012 11h08
MNCR no RS luta pela coleta seletiva, educação e transporte.
POVO NA RUA, A LUTA CONTINUA

Catadores em marcha em Snt. Cruz - RS

Em 28 de março, no sul gaúcho, mais uma vez o MNCR saiu às ruas para reclamar nossos direitos e demandas históricas da nossa classe. Desta vez, realizamos uma manifestação na cidade de Santa Cruz do Sul, com apoio do Sintravestuário, Sindibancários e Cpers (Sindicato dos Professores do Estado do RS). Também nos unimos à luta da Resistência Popular, que pressiona a prefeitura pela liberação de um recurso público aprovado no orçamento Municipal para continuar os trabalhos de educação popular desenvolvidos nas vilas da cidade.

Com palavras de ordem, carro de som, bandeiras, faixas e panfletos explicando nossas reivindicações, tomamos as ruas exercendo nosso poder popular. Chegamos em frente a Prefeitura onde entregamos as pautas de lutas e uma carta do Comitê Malvina Tavares e demos o prazo de 30 minutos para que a prefeitura avaliassem e nos dessem uma resposta concreta sobre as demandas. Enquanto aguardávamos a resposta, realizamos uma peça de teatro dos Oprimidos que representava a nossa trajetória de luta e organização.

Logo, uma equipe dos Movimentos foi recebida por uma comissão formada pelo Prefeito, Secretario do Meio Ambiente, Secretaria de Assistência Social, Secretário de Serviços Públicos e um capitão da Policia Militar, que não se sabe os motivos, mas estava como mediador de reunião. Durante este período, os companheiros aguardavam as respostas desta reunião em frente à prefeitura. Depois de mais de uma hora de negociação com a classe política, um dos companheiros que estava na negociação nos passou os resultados:

  • Conquista da destinação da coleta seletiva para as organizações de Base do MNCR;
  • Ampliação da estrutura de trabalho com transporte das famílias;
  • Criação de um Grupo de Trabalho formado pelos secretários presentes e mais dois militantes do MNCR, que irá executar as conquistas obtidas, discutir e formalizar propostas de políticas públicas voltadas às famílias dos catadores;
  • Conquista imediata de 25 cestas básicas para os catadores que estão cadastrados para iniciar o trabalho na triagem da coleta seletiva;

 Catadores Snt Cruz RS 1

A Resistência Popular conquistou;

·        Sistema de distribuição de alimentação para os integrantes da Resistência Popular que contribuem na educação popular;

·        Garantia de não promover nenhum empecilho conta a ação judicial movida pela Resistência Popular para liberar recursos públicos para a manutenção do trabalho de educação popular, já aprovado em lei no orçamento de 2008. 

 

Os fatos de hoje demonstram que só com nossa luta e organização podemos ir em frente nas nossas conquistas, que somente a solidariedade e a luta podem construir laços tão fortes incapazes de serem destruídos pelos que nos querem ver aniquilados.Os mesmos de sempre que nos tiram o pão, o trabalho e o direito a uma vida digna.Esses mesmos senhores dos discursos bonitos, do tapinha nas costas e dos cafezinhos. Estes mesmos que só lembram do pobre em época de eleições, e que no fundo não querem sair de cima de nós, porque nós  os sustentamos. Isto tem que acabar. Já basta! Com o braço estendido aos companheiros(as) de todo o Brasil e América Latina, estamos aí para somar, na árdua luta da conquista dos nossos direitos, na incessante luta por um mundo com justiça, liberdade e igualdade de oportunidades para todos.

 

Com luta, com fé

Com a lança de Sepé!!!

 

Comitê Malvina Tavares-MNCR-RS


Navegação