Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Lutar, criar, Reciclagem Popular!
Ferramentas Pessoais
Acessar
This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias nacionais / Oficina de Reciclagem e Clima

Oficina de Reciclagem e Clima

por mncr — última modificação 14/10/2010 17h05
Catadores discutem aquecimento global e o trabalho na reciclagem

Catadores do MNCR e da Red Latino-americana de Recicladores partiparão de oficina sobre reciclagem e o aquecimento global promovida pela GAIA (Aliança Global Contra a Incineração).

A reunião será realizada em Bogotá, Colômbia, entre 19 e 21 de Outubro. O objetivo é criar um local de encontro para os membros do GAIA e catadores da América Latina para tratar coletivamente os desafios e as soluções ambientais e sociais em torno da origem, manuseio e descarte de resíduos na América Latina, bem como no contexto internacional em uma busca conjunta de soluções reais para as mudanças climáticas.


O espaço é dividido em três partes:

   1. Zero Resíduos Fórum Internacional sobre a Inclusão, organizado pela Rede Latino-Americana de Recicladores

   2. GAIA Reunião-Workshop e Recicladores

   3. Conhecimento em experiências de campo organizado de reciclagem em Bogotá.


Durante o espaço de reunião-oficina, esperamos aprofundar:

 

  • Endereço possibilidades de ação e de trabalho conjunto

  • Atualizar e capacitar os membros dos recicladores GAIA e sobre os benefícios da reciclagem do clima eo papel dos catadores na América Latina (redução das emissões, manutenção e geração de emprego, zero desperdício.)

  • Abordar as questões de conflito e de recuperação de energia dos incineradores de resíduos e cimento

  • Discutir e buscar posições comuns sobre o MDL como um mecanismo para financiar insustentável (incineraciesiduos de energia, etc.) E a possibilidade de outros mecanismos que podem servir como potencial fonte de financiamento para a reciclagem

  • Progresso em união e estratégia de defesa (com a discussão de ferramentas para os esforços de advocacia e mobilização, comunicação e difusão) e definição de posições comuns (e documentos ad hoc) tendo em vista a Conferência das Partes, em Cancun.

 
O encontro está sendo organizado conjuntamente pelo GAIA WIEGO estreitamente com a América Latina e Recicladores.


Por Bogotá? Escolhemos este lugar para o progresso substancial de sua capacitação e reciclagem e organização, e também porque seu trabalho tem sido ameaçados e intimidados por líderes de grandes empresas de gestão de resíduos, cuja actividade interesses são "ameaçados" pelo sucesso recicladores. Em Bogotá, uma cidade de mais de 7 milhões de habitantes, os recicladores são agrupadas segundo a Associação de Reciclagem de Bogotá (BRA, que também são membros do GAIA), composta por cerca de 18.000 membros de 24 cooperativas. Esta organização encarna o testemunho vivo de como os catadores na América Latina estão se organizando para promover os seus direitos individuais e coletivos para garantir e melhorar as suas condições de vida e construir seu negócio em uma alternativa real e sustentável para unidades de incineração e enterro resíduos.

 

 

Saíba mais informações pelo site: http://www.tallergaia.basuracerobahia.org


Navegação