Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Lutar, criar, Reciclagem Popular!
Ferramentas Pessoais
Acessar
This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias nacionais / Nota de Repudio a Incineração e apoio a CPC e ao Povo Uruguaio

Nota de Repudio a Incineração e apoio a CPC e ao Povo Uruguaio

por mncr — publicado 28/05/2014 15h43, última modificação 28/05/2014 15h43
Governo uruguaio tem edital de contratação de incinerador de lixo

Nós, catadores de materiais recicláveis, organizados nacionalmente no Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR e continentalmente na Rede Latino Americana e Caribenha de Catadores de Materiais Recicláveis - REDLACRE, a qual congrega todas as organizações nacionais do nosso continente, nos pronunciamos veemente ser contrários a incineração dos resíduos como forma de tecnologia para tratar resíduos sólidos.

Estamos em luta para que assim como no Brasil, também em todo o continente, se crie uma rota tecnológica que viabilize a reciclagem e a compostagem dos resíduos sólidos, para a geração de trabalho e renda (inclusão social) pela defesa da natureza e pela economia de recursos, tanto naturais quanto econômicos e energéticos.

Seja qual for a tecnologia de incineração, sendo ela através de termo elétricas, utilizando as tecnologias de Pirolises ou Plasma, são contrarias e competem diretamente com a reciclagem dos materiais recicláveis, que são a composição gravimétrica de mais de 90% dos resíduos sólidos urbanos.

Para o tratar as partículas que compõem a fumaça altamente tóxica dos incineradores, é necessário grandes investimentos em filtros, além de técnicas de difícil aplicação e monitoramento. Apesar dos altos investimentos para o tratamento dos gases, muitas partículas, como dioxinas e furanos, ficam suspensos no ar, contaminam a água e o solo, causando problemas à população, pois são substâncias cumulativas em nosso organismo. Os incineradores, são ferramentas muito caras, inviabilizando outros tipos tratamento de resíduos, principalmente a reciclagem e a compostagem.

Queremos reafirmar nosso apoio e solidariedade ao Povo e aos companheiros catadores de materiais recicláveis do Uruguai, que desde o ano de 2002, se articulam conosco e fazem parte da REDLACRE. Contem com nosso conhecimento e nossa militância junto as lutas em defesa da natureza e da vida.

 

Vamos Reciclar e Não incinerar

Nenhum passo atrás

Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis - MNCR



registrado em: , ,

Navegação