Nicarágua será sede da Cúpula de Catadores e Catadoras

Entre o dia 20 e 25 de fevereiro Nicarágua será sede da cúpula anual de Catadores de Base do continente americano que convoca 21 países.Organizados através da Rede Latino Americana e do Caribe de Catadores, Rede LACRE, se reunirão em Manágua para analisar as linhas de trabalho a serem realizadas este ano e definir as políticas de ação para enfrentar os novos desafios que implica na proteção deste ofício.

O encontro contempla um marco inicial, que é a celebração do Primeiro Encontro Centro Americano de Catadores e Catadoras, a realizar-se entre dia 20 e 21 de fevereiro e que reunirá mais de 200 catadores do continente. Este evento marca a integração dos países desta região à Rede LACRE, e permitirá conhecer e apoiar os catadores centro americanos e intercambiar experiências com aliados regionais em prol do fortalecimento das organizações locais.

A soma de novos países que se integram ao encontro, é o resultado do processo de Mapeamento da Rede na América Central que implicou em, catadores sul americanos, percorrerem 10 países.

Um segundo elemento desta cúpula, é a realização de duas assembléias, uma interna onde apenas  participarão os dirigentes catadores nos dias 22 e 23 de fevereiro, enquanto que nos dias 24 e 25 do mesmo mês o plenário se abrirá para os distintos aliados como espaço de construção coletiva.

Os países que participarão deste encontro são Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador C.A., Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Venezuela.

Catador/a e Rede LACRE

A Rede Latina Americana e do Caribe de Catadores, é uma organização representativa e integradora dos movimentos trabalhistas que agrupam os catadores/a dos países da região. A Rede tem como missão melhorar as condições trabalhistas dos catadores/a de base e proporcionar o diálogo entre os países para intercambiar experiências, desenhar ações e executar-las.