Na Colômbia, 3º Congresso Latino-americano de Catadorese

Acontecerá em Bogotá, Colômbia, entre os dias 1 e 4 de Março de 2008 o 3º Congresso Latino-americano de Catadores de Materiais Recicláveis e o 1º Encontro Mundial de Catadores. O MNCR enviará uma delegação de cerca de 12 catadores. O objetivo do encontro é fortalecer a organização e conexão global de Catadores/recicladores especialmente mulheres tendendo a trazer visibilidade para suas contribuições como trabalhadores que cuidam do meio ambiente, a saúde, a economia formal e a gestão de resíduos sólidos nas cidades, além de buscar a participação dos catadores/recicladores em todas as instâncias que afetem suas condições de vida. O evento é moldado dentro do projeto de formação de uma Rede Mundial de Recicladores de Resíduos e também será continuação do 2º Congresso americano latino desenvolvido no Brasil em fevereiro de 2005.

No dia 1º de Março na Colômbia será celebrado o dia Nacional do Reciclador/Catador que contará com grande número de catadores colombianos no evento. Serão discutidos temas como a cadeia produtiva de reciclagem, políticas públicas para o manejo de resíduos sólidos riscos da privatização dos resíduos sólidos, entre outros.

Participarão do evento organizações sindicais e do trabalho informal, movimentos sociais de catadores e outras organizações de trabalhadores, assim como ONG´s, organizações de cooperação e de pesquisa como Universidades. O participantes catadores e pesquisadores convidados para o evento serão representantes da Ásia, Egito, Índia, África, Canadá, Estados Unidos, Europa, assim como do México, Venezuela, Bolívia, Uruguai, Chile, Argentina, Brasil, Peru, Porto Rico, Equador e Paraguai.

Fazem parte do Comitê Organizador Internacional Sindicato de Recicladores de Puna, Índia (KKPKP), Rede de Organizações de Recicladores de América Latina, a Rede Global de Mulheres do Emprego Informal (WIEGO), pesquisadores do Egito e membros do Brasil do Grupo de colaboração em Resíduos sólidos (CWG), Fundação para o Desenvolvimento Sustentável de América Latina (AVINA) e organização a anfitriã local: Associação nacional de Recicladores de Colômbia (ANR).

 

Mais Informações: www.recicladores.net

Coordenação Internacional [email protected]

ou [email protected]

 

Setor de Comunicação MNCR