Mulheres da Comissão Nacional mobilizam núcleos de gênero

mncr
Publicado 26/10/2017 15:25 Última modificação 27/10/2017 13:49

As mulheres Catadoras integrantes da Comissão Nacional do MNCR realizam reunião em Brasília no dia 20 de outubro para organizar as ações relacionadas ao debate sobre gênero dentro do movimento. Com apoio da Secretaria de Gênero da Unicatadores as mulheres devem mobilizar a formação de núcleos de gênero nas cooperativa, associações e grupos do MNCR como forma de levar a discussão para a base. Os Núcleos são grupos de apoio que tratam de questões de saúde, violência contra a mulher e empoderamento feminino. Outra função dos núcleos é fortalecer os Comitês Regionais do MNCR.

A Comissão de Mulheres também deliberou a participação das mulheres da Nacional no Seminário Estadual Defesa de Direitos – Catadora e Catadores da Resistência, que acontecerá em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, promovido pela Fundação Luterana de Diaconia com apoio da União Europeia. O evento será realizado na PUC-RS no dia 10 de novembro e buscará fortalecer a categoria e principalmente consolidar o protagonismo das Catadoras de Materiais Recicláveis.  


Outro ponto de debate foi a participação das mulheres na oitava edição da Expocatadores 2017, na qual, a Comissão propôs uma programação voltada para as mulheres Catadoras e a questão de gênero.

Hoje a Comissão Nacional do MNCR tem em sua composição 60% de mulheres representantes e o avanço do protagonismo feminino é uma estratégia de fortalecimento da categoria como um todo, uma vez que a categoria organizada tem em sua maioria as mulheres.