Catadoras realizam 2º Encontro Nacional e gritam NÃO À INCINERAÇÃO!!!

mncr
Publicado Última modificação 04/07/2011 18:46

Mulheres do MNCR realizaram entre 07 e 09 de Junho o 2º Encontro Nacional de Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis no Pontal do Paraná. Participaram cerca de 500 catadoras de 18 Estados brasileiros, que debateram políticas públicas, direitos sociais e a cadeia produtiva dos resíduos. O evento contou com oficinas sobre gênero, lideranças, Política Nacional de Resíduos sólidos, diversidade sexual e outros temas.

No dia 09, quinta-feira, as catadoras realizaram uma grande marcha pelas ruas de Curitiba em que reivindicaram

 

a proibição dos incineradores de lixo.

 

Foi entregue a deputados estaduais do Paraná um projeto lei para que a incineração de lixo seja proibida no Estado. A marcha teve o apoio de várias entidades e personalidades como o ex-presidente Lula.

Em ocasião do dia mundial de combate ao trabalho infantil e encontro enfatizou os esforços do MNCR na Campanha “Criança no lixo, nunca mais” a muitos anos vem chamar a atenção da sociedade para o tema do trabalho infantil no lixões brasileiros. O esforço tem surtido efeito e com a nova legislação, até 2014, todos os lixões a céu aberto devem ser fechados. Dezenas de Prefeitura também já realizam a coleta seletiva com a participação dos catadores.

 

 

 

 

Mais fotos do Encontro de Mulheres

  

Carta final do Encontro:

II Encontro Nacional de Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis- 2011

Nos dias 7, 8 e 9 de junho de 2011 reunimos no município de Pontal do Paraná/PR mais de 500 catadoras de todos os cantos do país representando 18 Estados da nação. O objetivo foi debater a situação da mulher catadora, as quais historicamente predominam nos grupos de catadores e ainda sofrem com a exclusão da sociedade machista.

Organizamos oficinas temáticas para aprofundar algumas questões como a auto-estima, família e a diversidade sexual, direitos humanos e a mulher, relações interpessoais, Economia Solidária, lideranças femininas, Política Nacional de Resíduos Sólidos, Logística Reversa e as catadoras, entre outras que perpassam a categoria e a questão de gênero.

Os principais pontos levantados como prioridade pelas catadoras dizem respeito às políticas públicas. É muito importante nos armarmos contra a avassaladora incineração que a cada dia se torna realidade em nosso país. Devemos mobilizar os estados e os municípios para constituirmos políticas públicas que assegurem que a catação não deixe de existir, já que o projeto da MNCR vai além do trabalho e da renda, pois acreditamos na transformação social e conscientização da população através da coleta seletiva. Os incineradores não representaram uma alternativa boa para os países europeus, porque seria para o Brasil?

Gostaríamos que os governantes eleitos por nós para tornar o Brasil um país mais justo, se atentassem para esse sério problema que atingirá primeiramente nós catadoras e catadores através do trabalho, mas também toda a população com a poluição do Meio Ambiente e problemas de saúde pública.

Ainda nos preocupamos com algumas leis que já estão em vigor e que não atendem as nossas demandas, como a lei do Cooperativismo e alguns editais que são acessados, mas os recursos não chegam com rapidez às bases, como por exemplo, o da FUNASA direcionada para a categoria.

A presença de mulheres catadoras dentro do Comitê Interministerial é uma reinvindicação de todas as mulheres presentes, pois a garra e força de nós mulheres devem estar presentes para somar na luta.

Agradecemos a todo o MNCR e principalemente as mulheres que aqui estiveram presentes deixando suas bases e  o lar para darmos os primeiros passos a favor da luta mulher guerreira e catadora.

 

Praia do Leste, Paraná, dia  9 de junho de 2011

Mulheres do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis - MNCR

 

Veja as reportagens que saíram na imprensa aqui.

Em Breve confira os vídeos do evento aqui.