Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Lutar, criar, Reciclagem Popular!
Ferramentas Pessoais
Acessar
This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias nacionais / MNCR se reúne com o Ministro Gilberto Carvalho

MNCR se reúne com o Ministro Gilberto Carvalho

por mncr — última modificação 28/04/2011 17h03
Objetivo é encaminhar reivindicações para o novo Governo
MNCR se reúne com o Ministro Gilberto Carvalho

Severino Lima, Roberto Laureano, Gilberto Carvalho e Luiz Henrique da Silva em reunião em Brasília

O MNCR esteve reunido no dia 27/04 com o Ministro Gilberto Carvalho da Secretaria Geral da Presidência da República. Durante o encontro o MNCR encaminhou  demandas  e reivindicações dos catadores do Brasil para fortalecimento e avanço da categoria na cadeia produtiva de reciclagem e combate a pobreza.

Segundo os membros da Equipe de Articulação do MNCR, o Ministro reforçou o compromisso público de apoiar as ações do MNCR e se colocou a disposição para ser interlocutor direto junto a Presidência da República, assim como articular o dialogo direto dos catadores com os Ministérios das Cidades, Saúde e outros que ainda não se reuniram com o MNCR, além do BNDES.

A pauta de reivindicações trata especialmente de ações emergenciais com relação ao atendimento e assistência dos catadores atingidos pelo fechamento de lixões por todo o Brasil. Há também na pauta o investimento em capacitação técnica dos catadores e fortalecimento do Centro Nacional de Referencia do MNCR. “O MNCR se colocou a disposição do Ministro para contribuir com ações de erradicação da pobreza extrema entre os catadores do Brasil” informou Severino Lima, membro da Equipe de Articulação do MNCR, e informou que também foi cobrado a implementação do Decreto Pró-catador e institui diversas ações de apoio aos catadores e fortalecimento da categoria na cadeia produtiva.

“A pauta foi entregue e não deixamos de reforçar questões como o problema com as prefeituras que querem incinerar os recicláveis como é o caso de São Bernardo do Campo e do Governo do Distrito Federal.  Agora vamos acompanhar o processo para ver os resultados” explicou Roberto Laureano, da Equipe de Articulação do MNCR.

Outras reivindicações abrangem áreas como infra-estrutura das cooperativas, saúde, moradia, educação popular, inclusão digital, pagamento por serviços ambientais e aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. 

O MNCR deve pedir apoio do Ministro ao PL de iniciativa popular do MNCR sobre a inclusão dos catadores como segurados especiais na Previdência Social. O PL esta em tramitação na Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados.

 gilber-carvalho2.jpg

Setor de comunicação MNCR

 

 

registrado em:

Navegação