No date

MNCR realizou reunião com Ministra do MDS

O MNCR esteve reunido com a Ministra do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Tereza Campello, no ultimo dia 17 em Brasília, para entregar pauta de reivindicações da categoria, bem como acordar a continuidade do apoio do MDS ao trabalho dos catadores de materiais recicláveis.

 

A ministra recebeu

 

o documento com as reivindicações e declarou o compromisso em dar continuidade ao trabalho realizado pelo MDS ao longo dos anos.

 

Sinalizou ainda para o aprofundamento desse apoio. “Os catadores são um público estratégicos do MDS e têm prioridade em nossa agenda. Nós queremos continuar essa parceria de modo que vocês participem dessa frente de para erradicação da pobreza”, declarou Tereza Campello em reunião com os catadores.

 

Foi tratada na reunião a necessidade de continuidade de projetos exitosos como o projeto em parceria com a UNESCO, além da atuação do MDS como principal órgão a frente de ações de apoio aos catadores. Outro ponto importante foi em relação à atuação do Comitê Interministerial de Inclusão Social e Econômica dos Catadores, no qual os catadores ressaltaram a necessidade do continuar havendo um dialogo direto com os catadores e que o Comitê não seja colocado como intermediário dos catadores e o Governo Federal.

 

O MNCR solicitou apoio para construção de um Centro de Referência Nacional que centralize tecnologias e conhecimento sobre resíduos sólidos para formação e capacitação profissional dos catadores de todo o país e pretende beneficiar catadores também da América Latina.

 

Em relação ao programa Bolsa Família, os catadores reivindicaram a necessidade de um programa que atenda os catadores em situações emergenciais como no caso de fechamento de lixões.

 

A ministra se comprometeu em mobilizar os Prefeitos do país, por meio de ofícios e outras ferramentas, para que incluam os catadores no cadastro único do Bolsa Família e dessa forma atender a reivindicação.

 

Foi informado que os catadores de materiais recicláveis e população de rua têm prioridade no recebimento desse benefício.