Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Lutar, criar, Reciclagem Popular!
Ferramentas Pessoais
Acessar
This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias nacionais / MNCR realiza a quinta edição da Expocatadores no mês de dezembro

MNCR realiza a quinta edição da Expocatadores no mês de dezembro

por mncr — publicado 25/11/2014 09h58, última modificação 25/11/2014 09h58
Encontro reúne catadores de todo o Brasil, além de delegações internacionais

Nos dias 01, 02 e 03 de dezembro acontece a quinta edição da Expocatadores, no Parque Anhembi, em São Paulo. O evento - uma iniciativa do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e organizado pela EPS Eventos, contará com o público de mais de 4 mil catadores de 26 estados brasileiros e mais de 14 países da América Latina e Caribe, Ásia, África e Europa, além de dez mil visitantes diários. O segundo dia, das 9hs às 12:30hs, será marcado pela solenidade de Natal da presidente Dilma Rousseff com os catadores de materiais recicláveis e população em situação de rua.

A expocatadores 2014 reunirá especialistas em gestão de resíduos sólidos do Brasil e da América Latina com a tarefa de valorização profissional dos catadores de materiais recicláveis e de fortalecimento de sua ação na cadeia produtiva de recicláveis de forma sustentável e inclusiva. Outro objetivo da iniciativa é despertar novos negócios para cooperativas e redes de catadores.

Durante os três dias, o público contará com a feira de negócios, debates, seminários gratuitos, oficinas, exposição de artes, ações educativas com alunos de escolas públicas e visitas técnicas a centrais de triagem mecanizadas.

Após a solenidade de abertura no primeiro dia, haverá o painel temático de debate às 11hs, cujo tema é o cooperativismo solidário como estratégia de desenvolvimento da cadeia da reciclagem no brasil, este será conduzido pelas lideranças do MNCR, representantes do MTE/SENAES e Secretaria Geral da Presidência – CIISC (Comitê Interministerial para Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis), Funasa e Instituto Sustentar.

O segundo dia do evento será marcado pela celebração de natal da presidente Dilma Rousseff no período da manhã. Após o almoço, das 14hs às 17hs, haverá a conferência da Comissão Especial da Câmara de Deputados destinada a análise e parecer da Proposta de Emenda Constitucional - PEC nº 309/2013 de autoria do Deputado Federal Padre João e outros, que trata da inclusão dos catadores de materiais recicláveis como segurados especiais do regime geral da Previdência Social.

A programação integra diversos debates e workshops em horários alternados, tais como: “Plano de Gestão integrada de resíduos sólidos da cidade de São Paulo”;
“Construindo uma ferramenta de estratégias de desenvolvimento de uma cooperativa de catadores”; “Oficina de Mediação de Conflitos e Cultura de Paz”; “Fortalecendo a governança e controle social da gestão dos resíduos com a participação dos catadores, “ Estratégias de luta contra a ameaça da tecnologia da incineração no Brasil”, “Elaboração de Contrato de Prestação de Serviços ao poder público”; “Apresentação do fundo de coleta seletiva e logística reversa – Debate com os catadores”; “Oficina Cataforte III: Negócios  sustentáveis em rede”.

Dentre as ações do segundo dia da Expocatadores estão a reunião ampliada do Comitê Interministerial para Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis, e a partir das 17hs, será lançado o cd: “O Catador e a rua”, de Dimir Viana.

No último dia serão promovidas rodas de diálogos sobre os desafios do acesso ao mercado, da comercialização integrada e da verticalização da cadeia da reciclagem; Roda de conversa: A Lei 12.690/2012 da Cooperativa de Trabalho e sua aplicação nas Cooperativas de Catadores de
Materiais Recicláveis; Roda de diálogo: Ação Nacional em Defesa dos Direitos Fundamentais: Encerramento dos Lixões e a Inclusão Social e Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis; Oficina passo certo: construindo uma ferramenta de estratégias de desenvolvimento de uma cooperativa de catadores. ­­­­

Durante os três dias, haverá ainda visitas técnicas das, 10hs às 15hs, a primeira central mecanizada de triagem de resíduos recicláveis da América Latina, localizada na Ponte Pequena, na região do Bom Retiro e na segunda central mecanizada de triagem de resíduos sólidos da cidade, instalada no bairro de Santo Amaro, zona sul.

Os participantes da Expocatadores 2014 contarão também com a projeção de filmes, documentários, vídeos institucionais, curtas e animações, como Gigante do Papelão, A Margem do Lixo e outros, com horários flexíveis.

A programação completa pode ser conferida no site do evento: http://www.expocatadores.com.br/programacaoe as inscrições devem ser realizadas por meio do link: http://www.expocatadores.com.br/inscricoes

O evento conta com o patrocínio da "SECRETARIA DE CULTURA DO GOVERNO DO ESTADO DE SP – PROAC, PEPSICO, DIAGEO, AMBEV, SEBRAE, BEMIS, INSTITUTO VOTORANTIM, ITAIPU, CAIXA ECONÔMICA, FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL, PETROBRAS, FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE E MINISTÉRIO DA SAÚDE.

Iniciativa e direção: MNCR e ANCAT
Organização e Promoção: EPS EVENTOS
Produção Cultural: SARA CENA

registrado em:

Navegação