Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Lutar, criar, Reciclagem Popular!
Ferramentas Pessoais
Acessar
This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias nacionais / MNCR realiza 3º Encontro Estadual dos Catadores no Pará

MNCR realiza 3º Encontro Estadual dos Catadores no Pará

por mncr — última modificação 28/09/2010 14h53
Categoria busca organizar e aprofundar conquistas
MNCR realiza 3º Encontro Estadual dos Catadores no Pará

Plenário lotado durante encontro

Catadores de materiais recicláveis paraenses estiveram reunidos no ultimo dia 25 para realização do 3º Encontro Estadual da Categoria.  Estiveram presentes cerca de 200 representantes de organizações que discutiram suas principais conquistas e reivindicações à sociedade e ao poder público. “A organização é a ferramenta mais importante para que essas conquistas não caiam por terra. É importante se organizar para poder cobrar do poder publico”, disse Eduardo Ferreira de Paulo, representante da Comissão Nacional do MNCR, que falou da importância da mobilização do movimento e da unidade para que não se caia na armadilha do capital.

Durante o evento os catadores tiveram momentos para refletir sobre seu trabalho e sua importância. A catadora de material reciclável do município de Curuça, Maria de Fátima, 60 anos, conta que há 10 anos trabalha na catação e, juntamente com mais 25 pessoas, luta agora pela construção de um galpão para guardar o material coletado."Tenho orgulho do meu trabalho, é difícil, mais é humano, é digno!".

encontro-Para2.jpgJá o catador Jonas de Jesus Fernandes da Silva lembra que as cooperativas atuando em parceria com o poder público fazem com que ocorra uma redução nas taxas de recolhimento de lixo que hoje são cobradas através do IPTU, conseqüentemente, economia para os cofres públicos. “Isso beneficia diretamente o cidadão. O nosso objetivo é fazer com que cada bairro tenha a sua cooperativa ou associação de catadores e com isso o incentivo a geração de emprego e renda”, ressalta.

Na opinião de Fábio Cidrin, da assessoria técnica do MNCR, a palavra de ordem hoje é organização. “Os movimentos precisam estar organizados para disputar, constantemente, seu espaço na sociedade, como atores principais na cadeia produtiva”.

O evento foi uma realização do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) em parceria com os Governos Federal e Estadual, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Secretariencontro-Para3.jpga de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Sedes), Fundação Banco do Brasil, Cáritas e Caixa Econômica Federal.

encontro-Para3.jpgA abertura do evento teve inicio com uma apresentação cultural do ‘Seu’ Domingos com o grupo de carimbo e grupo aspirarte. E no encerramento foi feita a leitura e aprovação da Carta Estadual de encaminhamento de demandas, propostas e reivindicações pelo MNCR.

 

Com informações da Ascom-Sedes/PA e fotos de Claúdio Santos (SECOM)

Navegação