MNCR participa do Encontro Nacional dos Prefeitos em Brasília

Militante do MNCR participara do Encontro Nacional de Prefeitos, entre os dias 28 e 30 de Janeiros, com o objetivo de sensibilizar e fazer parceria entre as cooperativas de catadores de materiais recicláveis e as Prefeituras, visando a implantação da PNRS. "Tivemos a participação de catadores representantes das cooperativas e da central de cooperativas (CENTCOOP) do Distrito Federal, que entregaram materiais de divulgação da coleta seletiva, informações gerais sobre leis de resíduos sólidos,  principalmente interagindo com prefeitos de todos os estados da federação" declarou Ronei Alves da Silva.

Os catadores descatam a importância das ações no Encontro, pois puderam conversar diretamente com os gestores municipais, sobre questões importantes da PNRS, entre elas a contratação dos catadores, o plano municipal de resíduos sólidos, o fechamento do lixão e principalmente das dificuldades que os catadores enfrentam a anos de norte a sul do Brasil.

A maior parte dos prefeitos deram muita atenção e se comprometeram em estabelecer contato com o MNCR, para possível parceria, afim de implantar novos sistemas de inclusão socioeconômica dos catadores, com participação direta das cooperativas, tendo a certeza de que o município economizara recursos, aumentando consequentemente o percentual de reciclagem e a inclusão dos catadores.

Uma das grandes preocupações que vários prefeitos tiveram, foi em relação ao tratamento dos resíduos, um vez que centenas de municípios são de áreas rurais e com menos de 10 mil habitantes, onde o que mais acontece, é seu munícipes enterrar ou queimar seus resíduos. O MNCR se propôs a organizar junto a estes municípios, educação ambiental participativa, com envolvimento de toda a sua comunidade, desde as escolas, fazendas, igrejas e principalmente as residências.

"É um momento histórico e diferente que vivemos, pois a menos de 20 anos nas grandes cidades era este o destino que dávamos aos nossos resíduos, mas agora isso mudou e as pessoas devem mudar também, pelo bem do planeta e pela preservação da natureza" declarou Raimunda, catadora de materiais recicláveis do DF.

Durante as conversas com os representantes municipais, os catadores foram algumas vezes surpreendidos, pois varias pessoas que participavam do encontro, entre prefeito, secretários, deputados e vereadores, reconheciam o MNCR, declarando que em suas cidades o MNCR esta fortalecido, inclusive falando o nome das cooperativas e seus coordenadores.

“Podemos não estar tão avançados tecnologicamente como queríamos, ou tampouco valorizados, mas temos que afirmar, o MNCR é uma ferramenta importante para o reconhecimento e organização da categoria, visto pelos próprios gestores, que muito tem acontecido nas cidades brasileiras graças a força dos catadores em se organizar, esta é a certeza que tiramos deste importante encontro, onde catadores e prefeitos foram iguais, querendo de fato contribuir para que haja mais inclusão das pessoas e principalmente a defesa do Meio Ambiente” declarou Alex Cardoso, da Equipe de Articulação do MNCR.

“Ficamos felizes, pois vários municípios irão contatar o MNCR para fazem parcerias, desde o Oiapoque ao Chuí”, finalizou o catador Alex Pereira, diretor da Centcoop e represente do MNCR.