MNCR participa de Feira de Economia Solidária e compõe frente contra o Golpe

Uma delegação formada por catadores a catadoras do MNCR* participaram da 23ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e 12ª Feira Latino Americana de Economia Solidária, em Santa Maria-RS, entre os dias 08 de 10 de Julho. Na ocasião o MNCR participou da reunião para formação da União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias, UNICOPAS, que também será formada pelas organizações UNICAFES,  CONCRAB e UNISOL.

Durante o evento também foi realizada a Assembleia Nacional do Movimento de Economia Popular Solidária mobilizou centenas de pessoas no dia 09. Após diversas discussões, que iniciaram por volta das 10h e se estenderam até as 18h, o encontro foi finalizado com a criação de um canal provisório de articulação do Movimento de Economia Solidária.

Este canal visa lutar pela democracia como um espaço de comunicação e concertação entre as entidades, redes, fóruns brasileiros do setor e outros movimentos e organizações de Economia Solidária. Além disso, não representa politicamente movimentos de Economia Solidária em quaisquer espaço, pois já existem entidades que cumprem este objetivo.

O canal de articulação será composto por fóruns brasileiros de Economia Solidária, centrais e cooperativas do setor, centrais sindicais, movimentos sociais, entre outras entidades que reconheçam o manifesto aprovado por consenso no final da Assembleia deste sábado. O canal fica aberto para qualquer nova adesão e funcionará de forma autogestionária, com recursos de sua própria composição.

Através deste canal, os movimentos sociais de Economia Solidária pretendem buscar o diálogo com outros movimentos para lutar contra o golpe e recuperar a democracia e os avanços sociais conquistados até hoje.