No date

MNCR participa de audiência publica sobre a criação de novo Ministério

Aconteceu no dia 17, no plenário III do Congresso Nacional, audiência publica para discutir o PL 865/2011 que cria o Ministério da Micro e Pequena Empresa anunciada pelo Governo Federal e, especificamente, debater a proposta de retirar a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) do Ministério do Trabalho e Emprego e colocá-la subordinada ao novo Ministério.

O MNCR esteve presente na audiência juntamente com outros movimentos sociais do meio rural e urbano reivindicando que não seja feita essa mudança, pois o novo Ministério tem claramente uma posição empresarial e deve ser dirigido politicamente por esse setor. O catador Severino Lima, representante do MNCR, defendeu a proposta do Conselho Nacional de Economia solidária, do qual o MNCR é membro, para que a SENAES tenha status de Ministério ou Secretaria Especial.

 

Os movimentos da economia solidária temem uma desaceleração

 

no crescimento e avanços

 

para os empreendimentos da economia solidária devido a falta de capilaridade que terá um novo ministério,

 

e apontam também que até que tudo possa tomar o rumo normal haverá grande dificuldade e disputa política em um novo ministério que provavelmente será dirigido pelo setor empresarial, alguns opinaram de que a SENAES esta em sintonia com o MTE devido as lutas da classe operaria que se identificam com os avanços da economia solidaria no Brasil.