No date

MNCR ocupa Secretaria em luta por orçamento para Coleta Seletiva


Catadores organizados no Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis-MNCR, ocuparam na manhã desta quarta-feira, dia 21 de outubro, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Santa cruz do Sul-RS.


O objetivo da ocupação foi pressionar o Poder Público Local a incluir na Lei de Diretrizes Orçamentárias-LDO, recursos para a implementação da Coleta Seletiva Solidária no município e a gestão da Usina Municipal de Reciclagem pelos trabalhadores.


Após a entrada para o prédio, se reivindicou ao secretário do meio ambiente Alberto Heck, que se realizasse uma reunião entre comissão dos catadores e comissão da prefeitura para negociar as pautas.Com forte aparato policial,do lado de fora do prédio,foi agendado para as 10:00 da manhã uma reunião entre o Comitê Gestor da Prefeitura e a comissão dos catadores.A garantia de que a reunião aconteceria foi dada pelo Procurador Jurídico do Município Luciano Almeida.


A manifestação se dirigiu então a sede da Prefeitura Municipal, onde a Prefeita Kelly Moraes(PTB) e o Vice-prefeito Luis Augusto Costa Campis(PT),se negaram a realizar a reunião com os catadores.


Os catadores e apoiadores se mantiveram firmes entoando gritos de guerra e cobrando o acordo firmado,logo após se realizou a reunião entre o Comitê Gestor e Comissão dos Catadores.Na reunião foram apresentadas as propostas, debatidas intensamente entre as partes, e após se encaminhou que no dia 10 de novembro haverá uma nova reunião onde a Prefeitura Municipal dará sua posição oficial sobre as reivindicações. Ao final da reunião os presentes assinaram uma ata se comprometendo a dar conseqüência prática as decisões tomadas na reunião.


Na parte da tarde os catadores realizaram panfleteação no centro da cidade pedindo apoio da sociedade para que se possam avançar nas conquistas dos catadores na cidade.


“entendemos que só com a mobilização de todos, teremos esta vitória,que no nosso entendimento é uma vitória para toda a sociedade santacruzense, pois irá gerar trabalho para mais pessoas, repartir o dinheiro público e diminuir os impactos ambientais do atual modelo de gestão dos resíduos em nossa cidade”, comenta o militante do MNCR Luis Carlos Nunes.


Nos próximos dias a base local do MNCR se reunirá para avaliar as ações e próximos passos a serem dados no município.


 

Fonte: assessoria de comunicação MNCR-base sta cruz