MNCR inaugura nova sede com seminário

Foi inaugurada no dia 28 de setembro a nova sede nacional do MNCR na cidade de São Paulo com a realização de um Seminário sobre tratamento de resíduos orgânicos e a nova lei de cooperativas de trabalho.  O evento marcou também a realização do Dia de Ação Global contra o Lixo e a Incineração que aconteceu no dia 30 de setembro em diversas partes do mundo articulados pela Aliança Global por Alternativas à Incineração (GAIA).

O pequeno auditório ficou cheio com cerca de 40 participantes entre catadores, técnicos de Prefeituras, estudantes e especialistas de diversas áreas.  No período da manhã as especialistas Patrícia Blauth, da Menos Lixo, e Luciana Lopes, do Ipesa, e o engenheiro Rafael Ganzález, da Plataforma Tecnológica Itaipu, palestraram sobre métodos de tratamento da fração orgânica e úmida presente nos resíduos domiciliares  urbanos. Soluções como o aproveitamento por meio da compostagem e a recuperação de energia por meio do biogás foram apresentadas como alternativas à incineração dos resíduos recicláveis.

No período da tarde, os catadores puderam conhecer e tirar dívidas sobre a nova lei de cooperativas de trabalho de foi sancionada em julho desse ano e aguarda decreto regulamentador.  Os advogados Paulo Lins Vieira, da Ocesp/Sescoop, e Marcelo Mauad, da Unisol, apresentaram o contexto em que a lei foi concebida e as mudanças para as cooperativas.

O MNCR pretende realizar mensalmente debates discutindo os diversos temas ligados a sustentabilidade e inclusão socioeconômica dos catadores de materiais recicláveis.