MNCR e Flaskô assinam acordo de cooperação para fortalecimento da Reciclagem Popular

mncr
Publicado 04/12/2014 13:25 Última modificação 04/12/2014 18:39

O Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e os Trabalhadores da Fábrica Ocupada Flaskô assinaram no dia 02/12 um Acordo de Cooperação Técnica que estabelece parcerias para ações de fortalecimento de ambos os movimentos que compartilham dos mesmos princípios e objetivos em relação a autogestão e controle operário da produção, ação direta, independência de classe e solidariedade de classe.

O Acordo prevê a troca de conhecimentos e experiências para execução e desenvolvimento de projetos de verticalização da cadeia produtiva da reciclagem, especialmente no setor de plásticos, além do intercâmbio de técnicos e membros de ambas as organizações, e do desenvolvimento de cursos, programas, projetos e eventos de promoção da Reciclagem Popular.

Uma Comissão Técnica formada por membros do MNCR e da Flaskô se reunirá ainda este mês para definir o cronograma de atividades e dar início às ações previstas na parceria. A iniciativa visa estreitar relações para o fornecimento de matéria-prima proveniente da coleta realizada pelas cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis ligadas ao MNCR diretamente para a Flaskô sem intermediários.

A fábrica de tambores plásticos está localizada no município de Sumaré (SP) e é controlada democraticamente por seus próprios operários, além de desenvolver programas ligados a moradia operária, restaurante popular, horta comunitária, cultura, esporte e formação técnica para a autogestão.

 

Conheça mais sobre a Flaskô: www.fabricasocupadas.org.br

 

Leia sobre a Reciclagem Popular: www.mncr.org.br/reciclagempopular