Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Lutar, criar, Reciclagem Popular!
Ferramentas Pessoais
Acessar
This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias nacionais / MNCR cobra comissão especial que discute carroças na Câmara

MNCR cobra comissão especial que discute carroças na Câmara

por mncr — publicado 13/05/2008 09h00, última modificação 09/02/2012 11h03
Ontem, dia 11 de Fevereiro, o MNCR participou pela primeira vez da comissão especial que discute carroças em Porto Alegre.
MNCR cobra comissão especial que discute carroças na Câmara

Manifestação de catadores em Porto Alegre, Dezembro de 2007

Dez catadores e apoiadores representantes de entidades ligadas aos carroceiros que são bases orgânicas do MNCR foram a Câmara dos Vereadores para discutir a situação das carroças. Na chegada, havia apenas três vereadores, entre eles o presidente da comissão especial, o Vereador Adeli Sell(PT) que ao nos ver ficou "espantado".

Em sua fala inicial, disse que não tinha quorum, e propôs aos outros dois vereadores a suspensão da reunião, os quais aceitaram. Após isso, olhou para nós, que éramos os únicos presentes e propôs que marcássemos uma reunião dessa comissão para que a comissão pudesse escutar quais nossas posições. No primeiro momento ficamos todos calados, ele novamente fez a pergunta: Vocês que representam os carroceiros gostariam de serem ouvidos?

Esta pergunta, sim, é o CUMULO, onde já se viu isso. Nós catadores, que trabalhamos com carroças ter que escutar isso.

Um dos companheiros respondeu: "Antes de mais nada, gostaríamos de saber informações sobre esta comissão." E disparou: "Vocês lembram...quem exigiu a criação desta instancia?...lembram daquela mobilização que fizemos em outubro de 2006? Nela cobramos a criação desta comissão especial. Lembra das visitas e discussões que fizemos com a antiga presidente da casa? E todas as outras vezes que viemos aqui? Quem de fato criou esta comissão fomos nós, os catadores e não você! Queremos informações de como foram às outras reuniões desta comissão, ou o senhor não esta disposto a nos informar?"

Neste momento os outros companheiros que estavam na Câmara pediram a palavra, mas o Vereador ficou constrangido, muito nervoso e de forma rude e violenta gritou "A reunião esta encerrada!". Os seguranças da casa vieram ao encontro dos catadores e impediram que nos espessássemos e solicitaram que nos retirássemos da casa, onde todos os catadores alegaram: "Esta casa não é do povo? Temos o direito de estar aqui e sermos ouvidos!". Mas os vereadores já haviam se retirado e os seguranças cumpriram as ordens de esvaziar o plenário. Saímos sob protesto mas com a certeza de que aquela casa não é a casa do povo. Tivemos a certeza de que esta comissão é para incriminar os catadores e acabar com o seu trabalho, mas voltaremos!!!

Em seguida, nos reunimos na rua e nos organizamos para os próximos passos.

 

MNCR presente!!!

Nenhum passo atrás nos direitos conquistados!!!

 Muitos passos à frente na luta do povo trabalhador!!!

 

MNCR - RS

mncrpoa@mncr.org.br


Navegação