MNCR cobra comissão especial que discute carroças na Câmara

Dez catadores e apoiadores representantes de entidades ligadas aos carroceiros que são bases orgânicas do MNCR foram a Câmara dos Vereadores para discutir a situação das carroças. Na chegada, havia apenas três vereadores, entre eles o presidente da comissão especial, o Vereador Adeli Sell(PT) que ao nos ver ficou "espantado".

Em sua fala inicial, disse que não tinha quorum, e propôs aos outros dois vereadores a suspensão da reunião, os quais aceitaram. Após isso, olhou para nós, que éramos os únicos presentes e propôs que marcássemos uma reunião dessa comissão para que a comissão pudesse escutar quais nossas posições. No primeiro momento ficamos todos calados, ele novamente fez a pergunta: Vocês que representam os carroceiros gostariam de serem ouvidos?

Esta pergunta, sim, é o CUMULO, onde já se viu isso. Nós catadores, que trabalhamos com carroças ter que escutar isso.

Um dos companheiros respondeu: "Antes de mais nada, gostaríamos de saber informações sobre esta comissão." E disparou: "Vocês lembram...quem exigiu a criação desta instancia?...lembram daquela mobilização que fizemos em outubro de 2006? Nela cobramos a criação desta comissão especial. Lembra das visitas e discussões que fizemos com a antiga presidente da casa? E todas as outras vezes que viemos aqui? Quem de fato criou esta comissão fomos nós, os catadores e não você! Queremos informações de como foram às outras reuniões desta comissão, ou o senhor não esta disposto a nos informar?"

Neste momento os outros companheiros que estavam na Câmara pediram a palavra, mas o Vereador ficou constrangido, muito nervoso e de forma rude e violenta gritou "A reunião esta encerrada!". Os seguranças da casa vieram ao encontro dos catadores e impediram que nos espessássemos e solicitaram que nos retirássemos da casa, onde todos os catadores alegaram: "Esta casa não é do povo? Temos o direito de estar aqui e sermos ouvidos!". Mas os vereadores já haviam se retirado e os seguranças cumpriram as ordens de esvaziar o plenário. Saímos sob protesto mas com a certeza de que aquela casa não é a casa do povo. Tivemos a certeza de que esta comissão é para incriminar os catadores e acabar com o seu trabalho, mas voltaremos!!!

Em seguida, nos reunimos na rua e nos organizamos para os próximos passos.

 

MNCR presente!!!

Nenhum passo atrás nos direitos conquistados!!!

 

Muitos passos à frente na luta do povo trabalhador!!!

 

MNCR - RS

[email protected]