Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Lutar, criar, Reciclagem Popular!
Ferramentas Pessoais
Acessar
This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias nacionais / MNCR acompanhou o lançamento do Comitê Orientador de Logística Reversa

MNCR acompanhou o lançamento do Comitê Orientador de Logística Reversa

por mncr — última modificação 18/02/2011 15h39
Os catadores lutam para serem incluídos na logística reversa
MNCR acompanhou o lançamento do Comitê Orientador de Logística Reversa

Membros do MMA, Ministra Izabella Teixeira e Catadores do MNCR

Acontece ontem em Brasília o lançamento do Comitê Orientador de Logística Reversa. O órgão será responsável da implementação da logística reversa das indústrias e comercio gerador de resíduos. A formação do Comitê é parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos sancionada em dezembro de 2010.

 

Estiveram presentes os Ministros Alexandre Padilha (saúde), Izabella Teixeira (Meio Ambiente), além de representante do Ministério do desenvolvimento Agrário e de parlamentares.

 

Representantes do MNCR estiveram presentes e foram saudados pelos Ministros de Estado. “A logística reversa será também um instrumento de geração de renda para os catadores. Estamos evoluindo. Isso é sustentabilidade no dia-a-dia. Isso é mudança de comportamento", declarou Izabella Teixeira.

 

De acordo com a regulamentação da PNRS, a logística reversa tem por objetivo a implementação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. A lei estabelece a obrigatoriedade de estruturação e implementação de sistema para as cadeias produtivas de agrotóxicos (seus resíduos e embalagem); pilhas e baterias; pneus; óleos lubrificantes (seus resíduos e embalagens); lâmpadas fluorescentes (de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista); e produtos eletroeletrônicos e seus componentes.

 

Além do MMA, o Comitê Orientador é composto pelos ministros da Saúde; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); e da Fazenda.


Navegação