Ministro do Trabalho e Previdência Social reafirma compromisso do governo com catadores

O ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, participou hoje (30) da abertura da 6ª Expocatadores. Rossetto reafirmou o compromisso do governo de continuar construindo acordos positivos com movimentos sociais como o de catadores. “Graças ao esforço das lideranças, vocês hoje representam mais de 100 mil trabalhadores organizados nas diversas cooperativas e trazem dignidade ao trabalho de vocês, além da mensagem da importância da preservação ambiental”. Segundo o ministro, a presença dele no evento significa a renovação do apoio do governo ao setor.

Para o coordenador do MNCR, Roberto Rocha, a feira é um momento de celebrar as conquistas do último ano e de colocar em pauta os novos desafios do setor. “Uma das principais reivindicações é a de termos mais catadores fora dos lixões, programas de coleta seletiva pagos pelas prefeituras a e a não incineração do material”. Segundo ele, pelo menos metade dos 800 mil catadores de material reciclável em todo o país ainda trabalham nos lixões.

Existem atualmente 2 mil cooperativas no país, número que, segundo Rocha, precisa ser muito maior. Além disso, de acordo com o coordenador, são necessários mais investimentos para melhorar o trabalho das organizações. “Entre as melhorias necessárias para as cooperativas estão o melhor relacionamento das prefeituras com essas entidades, que devem ser um braço da administração pública. É preciso que enxerguem as cooperativas como uma prestadora de serviço importante para os municípios”, avaliou.