Mais uma morte no lixão da Estrutural, no Distrito Federal

O lixão da cidade Estrutural, em Brasília, foi cenário de mais uma tragédia na madrugada dessa quinta-feira, dia 02 de abril. Mais uma trabalhadora foi esmagada por um trator esteira que aterra o lixo no local e morreu na hora. Vanderlina da Silva Lopes, era uma das mais antigas catadoras desse que é o maior lixão da América Latina localizado a pouco minutos do Congresso Nacional e Palácio do Planalto.

O lixão ficará bloqueado pelos trabalhadores em sinal de luta até a próxima segunda-feira. Militantes do MNCR estão presentes no local e relatam clima de tristeza e revolta após os sequentes episódios de acidentes no lixão que é responsabilidade do Governo Distrital.

Apenas em 2014 foram registradas 4 mortes no lixão da Estrutural em fatalidades semelhantes de esmagamento pelas máquinas. O Governo Distrital tem descumprido os acordos de investimento para fechamento adequado do local e trabalha, juntamento com Prefeitos de todo o Brasil, para adiamento do prazo legal de fechamento dos lixões.

O MNCR tem se posicionado contra as proposta de adimento do prazo para fechamento de lixões e defende que as Prefeituras assinem Termos de Ajustes de Conduta (TAC) junto aos Ministério Públicos para o fechamento gradativo dos mesmos, garantindo assim a inclusão sócio-produtiva dos catadores de materiais recicláveis.

 

Outras mortes no Brasil

Na cidade de Moro Agudo, no interior de São Paulo, acidente semelhante vitimou a catadora Marolina, que fazia coleta seletiva porta a porta e foi atropelada pela carreta puxada por um trator que fazia a coleta. Catadores ligados ao MNCR na região estão hoje participando do seu enterro e prestando as ultimas homenagem à trabalhadora. Outro carroceiro foi vítima de assassinato em Salvador, Bahia. Não há ainda informações sobre as circunstancias do crime.