Intercâmbio Global “Reciclagem em nossas Mãos” na Argentina

mncr
Publicado 21/11/2018 18:10 Última modificação 21/11/2018 18:18

Uma delegação do MNCR participou de intercâmbio de experiências na Argentina juntamente com Catadores de diversas parte do mundo entre 17 a 22 de outubro de 2018. Entre os países presentes estavam representantes de Gana, Africa do Sul, Senegal, Índia, Equador, França, Espanha, Estados Unidos, Colômbia e Canadá. A atividade é promovida pela Aliança Global de Recicladores em parceria com a Federação Argentina de Catadores e Recicladores e a Wiego.

Os participantes puderam conhecer como é organizado o trabalho dos Catadores nas cidades de Buenos Aires e San Pedro, por meio de visitas de campo, além da participação no Encontro Nacional dos Catadores da Argentina que ocorreu em La Plata.

Durante o intercâmbio de experiências em Buenos Aires, foi possível conhecer o trabalho de 6 mil catadores e catadoras realizam a coleta porta a porta na cidade de Buenos Aires, recebem uma renda mínima complementar e usufruem de 100% da renda de comercialização dos materiais, pois os custos operacionais e coleta e galpões são pagos pela Prefeitura. A cidade também conta com uma cooperativa de educadoras ambientais que se dedicam na campanha de separação dos resíduos porta a porta, serviço que é pago pela municipalidade.

Superar a barreira das diversas línguas e compartilhar conhecimento entre os países foi um dos desafios do intercâmbio global de experiências de organizações de Catadores e aconteceu em Buenos Aires. Inglês, Frances, Espanhol, Português eram algumas das línguas faladas durante o encontro que contou com o trabalho de uma cooperativa de interpretes.

Na visita a cidade de San Pedro foi possível conhecer o trabalho de Catadores e Catadoras do lixão, que abriram suas casas para receber os convidados. Na ocasião, os participantes falaram sobre as diversas realidades de catadores em lixões pelo mundo e o desafio do encerramento desses locais com a manutenção do trabalho da categoria.

A Trascartón Diseño é um empreendimento social que desenvolve novos produtos a partir dos materiais recicláveis. É destinado aos jovens filhos de Catadores da cidade de Buenos Aires que trabalham e tem sua renda garantida. A associação Ventos de Liberdade é outra iniciativa que trabalha com conjunto com esse empreendimento na prevenção e reabilitação de usuários de drogas e álcool, com conscientização na escolas, espaços públicos e entre as famílias de Catadores.

Maria da Madalena, catadora e representante do MNCR, lembrou do tempo em que trabalhava em um lixão em Minas Gerais durante a vista no lixão de San Pedro, cidade que fica a duas horas da capital, Buenos Aires, na Argentina. A maior parte dos Catadores que trabalham no local são mulheres e ainda sofrem com a falta de infraestrutura e exploração dos atravessadores. O material reciclável é vendido sem ser pesado e ao preço estabelecido pelo comprador. Muitos matérias não tem venda e há risco eminente de fechamento do lixão em breve.