III Encontro Nacional de Mulheres Catadoras elabora carta para Governo

O município de Pontal do Paraná foi sede do 3º Encontro Nacional de Mulheres Catadores de Materiais Recicláveis que reuniu cerca de 500 catadoras de 23 Estados brasileiros para debater igualdade de gênero,  saúde, violência doméstica e políticas públicas. O evento contou com palestras, debates e oficinas, além de atividades culturais para as participantes.

Dentro da programação do encontro, as mulheres catadoras fizeram uma marcha nas ruas de Curitiba contra a incineração e por igualdade de gênero.

Oficinas

Mulheres Guerreiras: A oficina reuniu as catadoras em grupos pequenos para debater e compartilhar experiências sobre o dia a dia das trabalhadoras com dupla jornada de trabalho. Mulheres que são lideranças de cooperativas e/ou arrimos de família compartilharam suas vidas e levantaram os problemas enfrentados.

Mulheres Saudáveis: A oficina desenvolveu o tema da saúde da mulher catadora abrangendo a segurança do trabalho nas cooperativas, a terceira idade e a direito reprodutivo.

Mulheres Articuladas: Oficina de lideranças comunitárias, de diretorias de cooperativas e mobilizadoras.

Mulheres Politizadas: A oficina debateu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Logística Reversa e o problema dos Incineradores de lixo.

Como resultado das oficinas foi produzindo documento que será entregue a Presidenta Dilma Rousseff e amplamente divulgado.

O encontro é realizado pelo Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis e o Instituto Lixo de Cidadania com apoio do Fórum Lixo e Cidadania do Estado do Paraná.

Veja mais fotos:

Dia 13

Dia 14

Dia 15

Aleatórios