FSM: Catadores se juntam a luta dos povos por paz e direitos

Mesmo após um atentado a bomba no Museu de Bardo, em Tunis, capital da Tunísia, a organização do Fórum Social Mundial - FSM, resolveu manter o evento, que é realizado pela segunda vez no país, realizando uma marcha de abertura em protesto contra o atendado terrorista em uma luta internacional pela “paz” e pela direito a vida.

A marcha teve o Inicio no dia 24/03, com concentração na Praça do Plaza em direção ao Museu do Bardo, numa tarde com muitas chuvas, que acabou alagando a cidade, Mesmo assim, os povos do mundo se reuniram para protestar pelos Direitos e pela Dignidade Humana.

A marcha contou com a participação de 50 mil, vindas de 130 países, muitas das quais permaneceram até a noite em frente ao museu fazendo diversas manifestações, utilizando as palavras de ordem, batucadas e muitos ritmos de danças tradicionais de todo o planeta, mostrando a força social dos Movimentos Sociais Organizados, as grandes diferenças culturais, mas acima de tudo a luta por direitos e dignidade.

A Casa Brasil é um espaço dentro do FSM onde esta acontecendo a programação dos movimentos sociais, com debates sobre:

- Luta Palestina, Participação Social;

- Democracias – novas estratégias de participação popular para o empoderamento da sociedade civil;

- Sociedade civil global e a agenda de desenvolvimento pós 2015;

- IV FMML – Sociedade civil e os princípios em disputa por uma internet livre;

- IV FMML – Sociedade civil e os sistemas de comunicação;

- Enfrentamento ao Racismo, xenofobia e ação de reparação;

- Mesa de Diálogos – Educação de jovens e adultos e direitos dos povos;

Todas estas atividades podem ser acompanhadas ao vivo pela internet pelo link: www.uvlog.com/channel/view/-6773

Três delegados do MNCR foram enviados para participar do Fórum Social Mundial, realizado em Tunísia, em sua capital Tunes, acontecendo no Campus da Universidade Farhat Hached El Manar, sobre o tema Direitos Dignidade. A delegação participou até o momento das agendas:

Água – Planeta - Povo – o debate principal é sobre a mal gestão das águas, principalmente das chuvas, que são pensadas a deixarem as cidade. As cidades cada vez mais de concreto e asfalto, ficam cada vez com menos chuvas, pois cortam seu processo de ciclo d’água , chover, penetrar no solo, formar bacias, evaporar e chover novamente, garantindo desta forma o controle de temperaturas. Ou seja, da forma em que esta se gerindo as águas, cada vez mais contribui-se para desnível natural, fazendo com que venha a chover em lugares que não eram pra chover, deixando outros sem chuva, a exemplo da cidade de São Paulo. Onde também não há concentração de água, não há formação de nuvens e consequentemente a temperatura aumenta. O debate continuará na COP 20, este ano organizado em Paris.

Os catadores também participaram junto com o Coletivo Bahiano no Fórum Social Mundial em um debate sobre o trabalho da reciclagem popular e os direitos dos catadores.

Houve ainda uma visita a tenda da Associação dos coletores da Tunísia. Articulamos a participação destes catadores na COP 20, a visita na base, para conhecer o trabalho dos catadores e por ultimo articulamos para o encontro global dos catadores, que estamos planejando para acontecer em Belo Horizonte no ano de 2016.