Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Lutar, criar, Reciclagem Popular!
Ferramentas Pessoais
Acessar
This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias nacionais / FSM: Catadores se juntam a luta dos povos por paz e direitos

FSM: Catadores se juntam a luta dos povos por paz e direitos

por Alex Cardoso — publicado 27/03/2015 12h20, última modificação 10/04/2015 10h49
Delegação do participa do Fórum Social Mundial em Tunis.

Mesmo após um atentado a bomba no Museu de Bardo, em Tunis, capital da Tunísia, a organização do Fórum Social Mundial - FSM, resolveu manter o evento, que é realizado pela segunda vez no país, realizando uma marcha de abertura em protesto contra o atendado terrorista em uma luta internacional pela “paz” e pela direito a vida.

A marcha teve o Inicio no dia 24/03, com concentração na Praça do Plaza em direção ao Museu do Bardo, numa tarde com muitas chuvas, que acabou alagando a cidade, Mesmo assim, os povos do mundo se reuniram para protestar pelos Direitos e pela Dignidade Humana.

A marcha contou com a participação de 50 mil, vindas de 130 países, muitas das quais permaneceram até a noite em frente ao museu fazendo diversas manifestações, utilizando as palavras de ordem, batucadas e muitos ritmos de danças tradicionais de todo o planeta, mostrando a força social dos Movimentos Sociais Organizados, as grandes diferenças culturais, mas acima de tudo a luta por direitos e dignidade.

A Casa Brasil é um espaço dentro do FSM onde esta acontecendo a programação dos movimentos sociais, com debates sobre:

- Luta Palestina, Participação Social;

- Democracias – novas estratégias de participação popular para o empoderamento da sociedade civil;

- Sociedade civil global e a agenda de desenvolvimento pós 2015;

- IV FMML – Sociedade civil e os princípios em disputa por uma internet livre;

- IV FMML – Sociedade civil e os sistemas de comunicação;

- Enfrentamento ao Racismo, xenofobia e ação de reparação;

- Mesa de Diálogos – Educação de jovens e adultos e direitos dos povos;

Todas estas atividades podem ser acompanhadas ao vivo pela internet pelo link: www.uvlog.com/channel/view/-6773

Três delegados do MNCR foram enviados para participar do Fórum Social Mundial, realizado em Tunísia, em sua capital Tunes, acontecendo no Campus da Universidade Farhat Hached El Manar, sobre o tema Direitos Dignidade. A delegação participou até o momento das agendas:

Água – Planeta - Povo – o debate principal é sobre a mal gestão das águas, principalmente das chuvas, que são pensadas a deixarem as cidade. As cidades cada vez mais de concreto e asfalto, ficam cada vez com menos chuvas, pois cortam seu processo de ciclo d’água , chover, penetrar no solo, formar bacias, evaporar e chover novamente, garantindo desta forma o controle de temperaturas. Ou seja, da forma em que esta se gerindo as águas, cada vez mais contribui-se para desnível natural, fazendo com que venha a chover em lugares que não eram pra chover, deixando outros sem chuva, a exemplo da cidade de São Paulo. Onde também não há concentração de água, não há formação de nuvens e consequentemente a temperatura aumenta. O debate continuará na COP 20, este ano organizado em Paris.

Delegação do participa do Fórum Social Mundial em Tunis.Delegação do participa do Fórum Social Mundial em Tunis.Delegação do participa do Fórum Social Mundial em Tunis.

Os catadores também participaram junto com o Coletivo Bahiano no Fórum Social Mundial em um debate sobre o trabalho da reciclagem popular e os direitos dos catadores.

Houve ainda uma visita a tenda da Associação dos coletores da Tunísia. Articulamos a participação destes catadores na COP 20, a visita na base, para conhecer o trabalho dos catadores e por ultimo articulamos para o encontro global dos catadores, que estamos planejando para acontecer em Belo Horizonte no ano de 2016.

registrado em:

Navegação