Festival Lixo e Cidadania homenageia Danielle Mitterrand em Belo Horizonte

Catadores de materiais recicláveis homenagearam  a ativista Danielle Mitterand durante a 10a edição do Festiaval Lixo e cidadania em Belo Horizonte – MG, do qual ela participaria mais uma vez se não tivesse ficado doente.

Em clima de muita emoção os catadores de conheceram e conviveram com Danielle Mitterrand falaram sobre sua vida,  sua personalidade e suas ações. Com um minuto de silencio o publico do Festival assistiu a imagens da participação de Danielle Mitterrand na última edição do Festival Lixo e Cidadania em 2010.

Visualizar todas as fotos


 

Nota de pesar do MNCR

"Não é justo querer lidar com o sofrimento humano sem se engajar na luta contra as causas desses mesmo sofrimento

" Jean Paul Sartre

 

É com pesar que informamos o falecimento de Danielle Mitterrand, militante, ex-primeira dama da França e fundadora da Fundação France Libertés que luta pelos direitos humanos.

Danielle Mitterrand tinha 87 anos e foi históricamente parceira da luta dos catadores de materiais recicláveis no mundo. Há muitos anos apoia e acompanha de perto a luta do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis no Brasil. O MNCR é muito grato por tê-la conhecido e  tê-la como inspiração.

Compartilhamos de sua ambição por um mundo mais justo e sua militância incansável nos motiva.

 

Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis - MNCR

 

"Novos resistentes à ordem neoliberal, construtores de um mundo onde cada um encontra sua parte de vida, de liberdade e de ação, experimentadores de soluções alternativas aos problemas do tempo...que eles estejam juntos, sua união em todas as partes do mundo para acabar com a ditadura econômica e financeira, suporte dos ditadores políticos. Estas parecem estar, enfim, abaladas  pela cólera dos povos. É uma mudança importante, porém somente um começo. Eu desejo de todo coração que nossas propostas em favor dos bens comuns da vida sejam levadas em conta e participem à urgente e indispensável metamorfose da sociedade humana em direção à uma nova civilização." Danielle Mitterrand