Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Lutar, criar, Reciclagem Popular!
Ferramentas Pessoais
Acessar
This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias nacionais / Documentário sobre o MNCR concorre a prêmio no Festival de Cinema de Brasília

Documentário sobre o MNCR concorre a prêmio no Festival de Cinema de Brasília

por Setor de Comunicação MNCR publicado 10/08/2016 12h05, última modificação 17/08/2016 10h26
Filme foi produzido em conjunto com o catadores do MNCR

O longa-metragem 'Catadores de História', dirigido pela documentarista Tania Quaresma, foi selecionado para o 21o Troféu Câmara Legislativa da Festival de Brasília do Cinema Brasileiro que acontece entre 20 e 27 de setembro de 2016. O filme conta a trajetória dos catadores e catadoras de materiais recicláveis no Brasil e a atuação do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).

O filme também foi contemplado pelo edital do Fundo de Apoio a Cultura do Governo de Brasília para um lançamento popular nas cooperativas de catadores de Brasília. Também acontecerá no Museu da República entre os dias 06 e 30 de setembro a exposição multimídia “Catadores de História: reflexão sobre o 'lixo', consumo e impermanência” que permitirá ao público ter contato com outras ações do projeto, como mostra fotográfica, oficinas culturais com filhos de catadores e suas produções artísticas, mostra de vídeos sobre a realidade desses trabalhadores e outros.

“Durante todo o processo de filmagens, o que mais ouvimos foi sobre a importância de catadoras e catadores serem vistas(as), serem reconhecidas(os) . Essa é a importância da participação do filme em festivais: tornar visível o universo da catação”, declarou Tania Quaresma, diretora do filme.

“Catadores de História” é um projeto formado por um conjunto de ações que incluem filme de longa metragem, exposição multimídia, livro/almanaque, coleção de folhetos de cordel e oficinas, com catadores e catadoras de Brasília, DF e de todas as regiões brasileiras. O objetivo do projeto é retratar, de forma realista e digna,a vida desses(as) profissionais neste momento histórico, e mostrar de que maneira eles e o país estão fazendo a transição para a nova realidade desenhada pela Lei de Resíduos Sólidos.

 

 

 

 

 

 Serviço:

CATADORES DE HISTÓRIA
Direção Tania Quaresma
documentário, 75min, 2016, DF

O filme mostra o cotidiano de Catadoras e Catadores de materiais recicláveis, que tiram seu sustento do que a sociedade descarta e chama de "lixo". Partindo do "lixão da estrutural", maior "lixão a céu aberto da América Latina", que fica em Brasília, a 18 quilômetros do Palácio do Planalto, o documentário desvenda a multifacetada realidade dessas (es) profissionais que, apesar das condições sub-humanas de trabalho, conseguem dar exemplo de união, dignidade, solidariedade e cidadania. Filmado principalmente em Brasília, o longa-metragem traz também imagens de outras regiões do Brasil, compondo um painel que ajuda a entender o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, editado em 2011.

Produção executiva Geralda Magela
Roteiro Tania Quaresma
Fotografia Waldir de Pina
Montagem e edição de som Bruno Villar
Direção de arte Tania Quaresma e Bruno Villar
Trilha sonora Dimir Viana, Andre Luiz Oliveira, Renato Matos, Claudio Vinícius e GOG
Produtora Caminho do Meio Criações Audiovisuais

Tania Quaresma - começou a trabalhar como fotógrafa em 1967, com 17 anos, documentando para a Folha da Tarde os movimentos estudantis e operários de protesto contra o governo militar. Desde então trabalhou para as mais importantes redes de TV do país, fotografou os Jogos Olímpicos no México, documentou aspectos da vida em Cuba, fez curso de cinema na Alemanha, produziu documentários, séries de TV, filmes de longa-metragem, discos, shows e exposições multimídia. Lançou seu primeiro longa, Nordeste: Cordel Repente, Canção em 1975. Seguiram-se Trindade: Curto Caminho Longo (1979) e Nísia, Paulo e Josué - Oficinas de Memória (2008). Catadores de História é seu quarto longa-metragem.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA LIVRE

http://www.festbrasilia.com.br

registrado em: ,

Navegação