Chamado: Dia Nacional de Luta dos Catadores

Não deixe O DIA NACIONAL DE LUTA DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS (07 de junho) passar “em branco” na sua cidade!  A agenda pode ser conectada com o DIA DO MEIO AMBIENTE  (05 de junho). Também, podem ser pensadas atividades ao longo do mês de junho.

UM CONVITE À MOBILIZAÇÃO

Você – junto com as Associações, Cooperativas, Fóruns e entidades parceiras  – escolas, faculdades, universidades, igrejas, empresas, organizações não governamentais (ONGs)  e Órgãos governamentais (OGs) -  podem  desencadear  ações  públicas e mobilizações de rua (ação direta) que fortaleçam o importante papel  dos catadores e  da coleta seletiva solidária. Tudo isto na perspectiva de contribuir com a defesa e proteção do meio ambiente, do desenvolvimento sustentável e da qualidade de vida  da população e da comunidade onde vivemos.

Todas devem ser intervenções de conscientização e mobilização da população. A assessoria de comunicação do INSEA lista uma série de possibilidades.

AVALIE E VEJA COMO DINAMIZÁ-LAS NA SUA CIDADE!

1.    ENCONTRO – MESA REDONDA- SEMINÁRIO-PALESTRA-RODA DE CONVERSA

Em sintonia com o tema proposto, você pode desencadear análises e reflexões que apontem para a DEFESA E PROMOÇÃO DA COLETA SELETIVA E VALORIZAÇÃO DOS CATADORES na sua cidade, tendo interface em ações que fortaleçam a política municipal de resíduos, o conhecimento do trabalho dos catadores, promovam a educação ambiental e a ampliação da consciência do comprometimento comunitário na gestão dos resíduos.

Nesta atividade, é importante envolver os diversos atores sociais- promotores do meio ambiente e/ou direitos humanos e/ou da qualidade de vida da sociedade. O MNCR E INSEA sugere o protagonismo dos CATADORES E SUAS ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS com Escolas, Faculdades e Universidades,  órgãos e entidades locais para a ampliação e eficácia desta ação.

2.    INTERVENÇÕES URBANAS

Vocês e suas associações e/ou cooperativas e fóruns podem promover exposições, feiras e atividades que aproximem o tema da DEFESA E PROMOÇÃO DA COLETA SELETIVA E VALORIZAÇÃO DOS CATADORES de toda a sociedade em espaços públicos e/ou comunitários.

Outra sugestão é fazer parcerias com pessoas e/ou empresas de sistemas de sons (carros, motos e ou bicletas) que circulam pelos bairros e/ou pela cidade para levarem a mensagem DEFESA E PROMOÇÃO DA COLETA SELETIVA E VALORIZAÇÃO DOS CATADORES.

Amplie a consciência pública através dos muros mensagens.  Promova atividades de grafitagem e/ ou pinturas em muros ociosos na comunidade – que possam ter registrada a mensagem de DEFESA E PROMOÇÃO DA COLETA SELETIVA E VALORIZAÇÃO DOS CATADORES.

Sendo possível, distribua material informativo sobre o tema; promovendo orientações e conscientização sobre o trabalho dos catadores.

 

3.    FACULDADES, UNIVERSIDADES, ESCOLAS E INSTITUIÇÕES SOCIAIS

Desenvolva ações em parceria com escolas e faculdades públicas e/ou privadas. Discuta a temática da DEFESA E PROMOÇÃO DA COLETA SELETIVA E VALORIZAÇÃO DOS CATADORES.  Podem ser aprofundadas discussões em torno da educação ambiental com o protagonismo das crianças, adolescentes e jovens.

Visite escolas! Realize atividades de conscientização do tema. Discuta como os estudantes e professores do município – o papel do catador e de como a sociedade pode participar ativamente da coleta seletiva solidária.

4.    LIDERANÇAS, PODER PÚBLICO E IGREJAS

Articule com as lideranças políticas, comunitárias e religiosas da sua cidade – a possibilidade de atividades comunitárias em celebrações ou eventos públicos que estimulem e conscientizem as pessoas para a DEFESA E PROMOÇÃO DA COLETA SELETIVA E VALORIZAÇÃO DOS CATADORES. Amplie para ações de conscientização de proteção do meio ambiente, desenvolvimento sustentável, política municipal de resíduos, cidadania, inclusão social, políticas públicas etc.

Você pode propor à CÂMARA DE VEREADORES, através de vereadores parceiros, uma ação pública de reconhecimento ao trabalho dos CATADORES – como agente socioambiental  de promoção,  defesa  e cuidado com o meio ambiente na cidade. Na ocasião, pode-se avaliar os caminhos da Política Municipal de Gestão Resíduos Sólidos (PMGRS) com Inclusão dos Catadores.

Nas igrejas, os padres, pastores, religiosos nas atividades comunitárias (missas, cultos celebrações etc.) podem levar a mensagem de DEFESA E PROMOÇÃO DA COLETA SELETIVA E VALORIZAÇÃO DOS CATADORES. Articule com estas lideranças!

5.    MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Proponha debates e entrevistas aos veículos de comunicação convencionais e comunitários da sua cidade (jornais, emissoras de rádio e televisão, sites de notícias etc).

Busque sempre o enfoque mobilizador proposto, ou seja,  a interface  DEFESA E PROMOÇÃO DA COLETA SELETIVA E VALORIZAÇÃO DOS CATADORES .

6. CAMINHADA e/ ou PASSEIO CICLÍSITICO  EM DEFESA E PROMOÇÃO DA COLETA SELETIVA E VALORIZAÇÃO DOS CATADORES

No dia 07 DE JUNHO, os catadores de materiais recicláveis e parceiros , em todo o Brasil , promovem ações de luta e reconhecimento do trabalho realizado . A iniciativa quer estimular, ao lado da DEFESA E PROMOÇÃO DA COLETA SELETIVA E VALORIZAÇÃO DOS CATADORES a prática consciente de defesa do meio ambiente. Reserve e organize, desde já, esta agenda em sua comunidade e/ou cidade. As atividades podem começar no dia 07 e acontecerem ao longo do mês de junho. Mobilize!

7. MATERIAL DE COMUNICAÇÃO

Produza material  de comunicação. Eles vão agregar e reforçar o conceito proposto pela conscientização mobilização. Vocês podem produzir  materiais mais rápidos como panfletos, cartazes, faixas etc.  Outras opções são: bonés, camisas,  tiaras, bandeiras etc. O importante é levar a mensagem!

 

Estas propostas podem ser ampliadas, ai, na sua cidade ou região!

 

Se possível, faça o registro fotográfico das atividades, e envie para a MNCR: contato @mncr.org.br