Catadores vão às ruas em prol dos seus direitos

Fonte: Assessoria de imprensa do 7º FL&C

Mais de 600 catadores de materiais recicláveis de Minas Gerais, de vários estados brasileiros e de outros países foram às ruas de Belo Horizonte nesta terça-feira dia 2 de setembro para lutar pelos seus direitos.  Catadores, representantes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e do Movimento da População de Rua participaram de um ato público em frente à Câmara Municipal de Belo Horizonte. O evento fez parte da abertura do 7º Festival Lixo e Cidadania que acontece até dia 6 de setembro com várias palestras.

Um culto ecumênico foi realizado em frente à Câmara Municipal, com a presença de diversas entidades religiosas. A celebração foi feita pelo Padre Mirin e teve a participação dos pastores Cilas Ferraz de Oliveira, Lino Estevão da Igreja Metodista e Lúcio Mendonça de Fonseca, da Igreja Metodista, do pastor Adilson Schultz da Igreja Luterana, do frei Dominicano, Célio de Pádua Garcia e do Bispo Auxiliar de Belo Horizonte Dom Aluisio Vitral. Durante o culto, representantes dos catadores e da população de rua fizeram solicitações e reivindicações aos líderes e pediram pelos seus direitos.

Após o ato, os catadores saíram em caminhada pela Avenida dos Andradas, percorrendo cerca de 4km até o Centro Mineiro de Referência em Resíduos - CMRR onde acontece a 7ª edição do Festival Lixo e Cidadania. Os catadores fizeram todo o percurso cantando hinos, acompanhados pelo grupo musical Karecoragem e carregando uma bandeira de 30 metros com o símbolo do movimento.

 Após a caminhada, foram recebidos no CMRR com uma grande festa, onde fizeram uma saudação a grandes líderes de causas sociais. Logo após, teve início a cerimônia de abertura do Festival com a presença de autoridades como o Secretário Estadual de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, a Presidente da Fundação France-Libertés, Madame Danielle Mitterrand, a Animadora Geral da Asmare, Maria das Graças Marçal, o Coordenador-geral do Festival, José Aparecido Gonçalves, o Diretor-Executivo do CMRR, Prof. José Lasmar, o representante da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, André Quintão, o representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Luiz Henrique da Silva, o Representante da População de Rua, Samuel Rodrigues, o Representante do Arcebispo de BH, Dom Aloísio Vitral, O Presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente, José Cláudio Junqueira, o Superintendente do Banco do Brasil, Amaury Sebastião Nierrus, a Reitora da UEMG, Janete Gomes Barreto, a Secretária Interina Municipal de Políticas Sociais de BH, Elizabeth, Milvard Leitão, O representante da Câmara dos Vereadores, Vereadora Silvia Helena, entre outras entidades.

Manisfestção em frente a Camara de BH