No date

Catadores levam problema da incineração ao Governo



O MNCR participou no final de dezembro de 2009 da celebração de final de ano na cidade de São Paulo com a população de rua e catadores de materiais recicláveis, na ocasião esteve presente o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e Ministros de Estado.

Durante o evento José Cardoso, representante do MNCR, falou em nome do movimento e solicitou do Governo Federal ações que impeçam o avanço de empresas de incineração de resíduos no Brasil e a queima de materiais recicláveis como método de destinação final do lixo.

 

“Sabemos bem que material

 

orgânico não pega fogo, o que queima é papel, papelão, plástico, ou seja, o ganha pão de milhares de catadores e catadoras pelo Brasil” declarou.

 

Foi entregue ao Presidente um manifesto assinado por diversas entidades que lutam contra a incineração, assim como uma carta de reivindicações que solicitou o apoio na implantação de carrinhos elétricos para cooperativas e associações de catadores em todo o Brasil, que a redução de impostas de produtos reciclados atinja realmente os catadores, além do pagamento aos catadores por serviços ambientais .

Durante o evento foram assinados convênios e projetos de cooperativas e entidades de apoio aos catadores com a Fundação Bando do Brasil, Funasa, Patrimônio da União e Ministério do Trabalho e Emprego. Uma medida provisória foi assinada para redução do IPI (imposto sobre produto industrializado) e instituiu crédito para a indústria que comprar matéria prima reciclada de cooperativas de catadores.

 

A medida tem o objetivo de estimular o desenvolvimento da cadeia da reciclagem e evitar grandes variações nos preços desse material.

Nesse ano a celebração teve como enfoque a Política Nacional para a População de Rua que foi assinada durante o evento por meio de decreto presidencial.