Catadores unidos tomam as ruas da capital paulista por contratação pelas Prefeituras

Um mar de catadores e catadoras de materiais recicláveis tomou as ruas da cidade de São Paulo no dia 02 de dezembro e deixou a cidade cinza mais verde e alegre. A Marcha Nacional dos Catadores, organizada pelo MNCR*, teve a participação de trabalhadores de todas as partes do Brasil, além de catadores da América Latina somando cerca de 2 mil pessoas que cantavam e entoavam gritos de ordem em favor do trabalho e do meio ambiente. “Queremos o pagamento pelos serviços prestados aos municípios e a valorização de nosso trabalho”, declaravam.

Muito bem organizados os catadores e catadoras de todo o Brasil apoiaram solidariamente as reivindicações do Comitê de Catadores da Cidade de São Paulo e todo o percurso foi planejado para servir de exemplo para ações em municípios de todo o país. A marcha saiu da Praça da República, centro da capital, em direção a Câmara Municipal de São Paulo onde foi protocolado pedido dos catadores para que os vereadores aumentem o orçamento público da coleta seletiva que hoje representa apenas 1% de todo o dinheiro gasto pela cidade com a gestão de resíduos. Os catadores da cidade também pedem a anulação de multas de trânsito adquiridas injustamente por conta do serviço de coleta que realizam na cidade.

Após a parada na Câmara, os catadores e catadoras seguiram para o Ministério Público de São Paulo, onde cobraram agilidade na fiscalização da implementação do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos do município. Os catadores já vinham realizando diversas reclamações quanto ao não cumprimento do Plano e ações de repressão ao trabalho da categoria.

A Marcha terminou em frente a Prefeitura de São Paulo onde uma comissão de catadores foi recebida por gestores públicos, além da participação do ex-ministro Gilberto de Carvalho que veio em apoio a categoria.

A união dos catadores e catadoras do Brasil é um marco histórico e promete retomar seu programa de luta do MNCR ainda mais fortalecido no próximo ano para fazer avançar as conquistas e manutenção das vitórias alcançadas.

Reivindicações da Marcha Nacional:

Panfleto da Marcha para impressão (PDF)

Carta de reivindicações do Comitê de Catadores da Cidade de São Paulo

Fotos da Marcha

 




Fotos da Marcha Nacional do Catadores de Materiais Recicláveis


Posted by Mncr- Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis on Quinta, 3 de dezembro de 2015






A MAIORIA DAS FOTOS FICOU COM BAIXA QUALIDADE E OUTRAS ACABEI FAZENDO COM A CAMERA DO TELEFONE! FOTOS MINHAS DE ALEX CARDOSO LEILA REGINA RONEI ALVES E FABIO CIDRIN!


Posted by Gilberto Chagas on Quinta, 3 de dezembro de 2015