Catadores se apropriam de novas tecnologias para organizar a categoria

Representantes Nacionais do MNCR de 18 Estados brasileiros realizam uma capacitação para administrar o Cadastro Nacional de Bases do MNCR, um sistema de banco de dados que ira cadastrar cooperativas, associações de grupos de catadores de todo o Brasil, além de cadastro individual dos catadores e catadoras ligados a essas organizações. O software permite o mapeamento geo-referencial, por meio de mapas interativos, das organizações de catadores no país e permite levantar dados nacionais de perfil socioeconômico dos catadores.

A ferramenta de organização foi desenvolvida em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu em um projeto inovador e participativo, no qual os recursos do sistema foram desenvolvidos a partir da sugestão do MNCR.

A capacitação teve a participação dos técnicos do Centro Internacional Hidroinformática Diogo Heidemann e  Rafael González que orientaram os catadores sobre o uso da ferramenta, seus recursos e finalidades.

A avaliação dos catadores participantes é que a ferramenta ira ser muito útil para a organização da categoria, além de ser de fácil manuseio mesmo para quem não tem muita familiaridade com computador e internet.

Com a ferramenta o MNCR pretende dar um salto em termos de organização, avançando em questões prioritárias para a categoria como a aposentadoria, educação, recebimento por serviços prestados nos municípios e logística de coleta.