Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Lutar, criar, Reciclagem Popular!
Ferramentas Pessoais
Acessar
This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias nacionais / Catadores participam de audiências do Plano Nacional de Resíduos

Catadores participam de audiências do Plano Nacional de Resíduos

por mncr — publicado 21/10/2011 12h15, última modificação 01/11/2011 09h57
Catadores fizeram resistência a propostas de incineradoras de lixo
Catadores participam de audiências do Plano Nacional de Resíduos

catadores participantes da audiência na região sudeste

Aconteceram nas ultimas semanas  as audiências públicas nas cinco regiões do Brasil para definir o Plano nacional de Resíduos Sólidos previsto na lei 12.305/2010 que estabelece estratégias e metas para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O MNCR participou ativamente e quatro das audiências com presença expressiva de catadores propondo e debatendo alterações no Plano.

Foi um marco histórico para os catadores na participação organizada e coordenada para formulação de um planejamento nacional de gestão dos resíduos sólidos urbanos. Os catadores fizeram resistência a propostas para implantação de incineradores de lixo e propostas  que não buscavam a inclusão social.

As propostas de alteração levadas pelos catadores dizem respeito principalmente ao fechamento de lixões vinculado a inclusão social dos catadores, contratação de cooperativas, associações e redes pelos consórcios municipais, inclusão do termo ‘coleta seletiva solidária’, redução dos patamares de consumo de embalagens e participação dos catadores na logística reversa.

A audiência pública final será realizada em Brasília nos dias 30/11 e 01/12 e o MNCR promete estar presente para garantir que todas as propostas sejam efetivadas.

Catador Roberto Laureano participou da mesa de abertura da audiência sudeste

 

Matéria da TVT


Navegação