Catadores marcham contra as mudanças climáticas e por proteção ambiental

Catadores de materiais recicláveis do Brasil e de países da América Latina participaram no ultimo domingo, dia 29 de novembro, da Marcha Mundial pelo Clima em São Paulo, Capital. O MNCR* e membros da Red Latino Americana de Recicladores (RED LACRE), mesmo embaixo de uma forte chuva, se juntaram a outros movimentos sociais para pressionar os Governos pelo mundo a agir rapidamente para conter o aquecimento global e as mudanças climáticas.

Em diversas cidades ao redor do mundo aconteceram manifestações semelhantes nesse mesmo domingo, véspera da abertura da COP 21, a Conferencia Mundial do Clima, organizada pela ONU (Organização das Nações Unidas) que reúne líderes mundiais para atingir medidas para conter as mudanças climáticas.

A Marcha em São Paulo foi mobilizada por cerca de 111 organizações sociais, entre as quais Green Peace, Avaaz, Engajamundo, Sos Mata Atlântica, Aliança pela àgua, Aliança Resíduo Zero, entre outras. A organização da Marcha contratou o trabalho de catadores para fazer a coleta seletiva dos resíduos gerados durante a mobilização.

Durante a caminhada foi lembrado fortemente a tragédia ambiental na cidade de Mariana em Minas Gerais cobrando a responsabilização da empresa Vale pelo crime ambiental. “Não foi acidente”, gritavam os manifestantes que deitaram no chã em lembrança aos mortos na tragédia.

A mobilização percorreu a avenida Paulista e avenida Brigadeiro Luis Antônio, até chegar ao Parque o Ibirapuera onde o ato foi finalizado com um show do cantor Lenine com participação de Arnaldo Antunes e Mariana Aydar. A atriz Letícia Sabatella foi a mestre de cerimônia e fez um discurso contundente em favor do meio ambiente.