Catadores em todo Brasil se mobilizam nas Conferências de Meio Ambiente

Catadores de materiais recicláveis de todo o Brasil estiveram mobilizados nos últimos meses na participação ou organização das Conferências Municipais ou Regionais de Meio Ambiente, etapa preparatória para 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente que acontecerá em Outubro em Brasília. Militantes do MNCR estiveram participação intensa, seja nas palestras de introdução de temas, nas Comissões Organizadoras, ou encaminhando propostas de implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Na região do Alto Tietê, no Estado de São Paulo, as organizações da sociedade civil tiveram a iniciativa de organizar a Conferência local já que as Prefeituras da região não realizaram a atividade no período previsto. Foram realizadas edições da Conferência Regional em todos os municípios da região, onde os catadores tiveram espaço para introduzir o tema de gestão de resíduos sólidos. Entre os destaques discutidos na etapa final da regional estão alternativas à usina de incineração, como a compostagem. A proposta de incineradores foi bastante rechaçada no encontro pela sociedade, pois segundo a população, é altamente nociva do ponto de vista socioambiental e não considera as características locais, geográficas e ambiental.

Na cidade de São Paulo foram realizadas 31 pré-conferências com eleição de 800 delegados para participação da Conferência Municipal que acontece entre os dias 30,31 de Agosto e 1º de Setembro. O MNCR faz parte da Comissão Organizadora e tem contribuído com nas palestras de abertura das atividades.

A Conferencia Microregional de Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, no Rio Grande do Sul, que inclui a capital Porto Alegre, foi sediada dentro do galpão da Cooperativa COOTRACAR e foi organizada por iniciativa de entidades da sociedade civil organizada, de movimentos sociais e do MNCR.

No Rio de Janeiro, os militantes do MNCR realizam a 1ª Conferencia Livre de Meio Ambiente de Catadores e Catadoras Materiais Recicláveis que elegeu delegados catadores para participação da Conferência Estadual e exigiram que os municípios implementem efetivamente a coleta seletiva. O MNCR também esteve envolvido na organização da 1ª Conferência Livre de Meio Ambiente da Osasco e Região, no Estado de São Paulo, que discutiu os projetos de incineração de lixo na região e as alternativas sustentáveis na gestão dos resíduos sólidos.

Outras regiões do Brasil seguiram a mesma tendência, com maior ou menor protagonismo dos catadores, na perspectiva de implementar efetivamente a Política Nacional de Resíduos Sólidos com planejamento participativo e controle social.


Conferência Livre dos Catadores do Rio de Janeiro Foto: Lourenço Eduardo


Conferência Livre de Osasco e Região


Plenária da Conferência Livre de Osasco e Região


Catadores presentes em Seminário de Resíduos em Barueri

Catador

Roberval Prates (MNCR) palestra em Conferência Livre de meio Ambiente

População diz não a incineração de lixo durante Conferências