Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Lutar, criar, Reciclagem Popular!
Ferramentas Pessoais
Acessar
This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias nacionais / Catadores do Vale do Paraíba unidos!

Catadores do Vale do Paraíba unidos!

por mncr — publicado 28/05/2008 10h00, última modificação 08/02/2012 17h36
2º Encontro Regional do Vale reuniu 200 catadores de 17 cidades
Catadores do Vale do Paraíba unidos!

Plenário do Encontro no Vale aprovou agenda de ações

Catadores e catadoras da região do Vale do Paraíba, São Paulo, estiveram reunidos na cidade de Aparecida do Norte, entre os dias 17 e 18 de Maio, para o 2º Encontro Regional do Vale do Paraíba que reuniu cerca de 200 participantes. Estiveram presentes membros de cooperativas e associações de 17 cidades do Vale, além de técnicos de Prefeitura e apoiadores.

O objetivo principal do encontro foi à rearticulação do Comitê Regional de Catadores do Vale do Paraíba e teve a presença de integrantes da Coordenação Estadual do MNCR – SP como formadores e facilitadores nos grupos de trabalho, assim como nas palestras realizadas ao logo do evento. Na programação foram abordados temas como a atividade dos Catadores e CBO, o MNCR, funcionamento dos Comitês do MNCR, Economia Solidária, Políticas Públicas para catadores, entre outros. Temas como coleta seletiva, participação dos catadores na elaboração de políticas públicas, ciclo da cadeia produtiva de reciclagem, liderança, cooperativismo e associativismo, direitos humanos, foram os temas de formação nos grupos de trabalho.

Como resultado do Encontro, uma comissão provisória foi formada com dois representantes catadores de cada município como o objetivo de articular as próximas reuniões e reativar o Comitê.

O final do Encontro foi marcado por uma marcha dos catadores pelas ruas de Aparecida reivindicando políticas públicas e valorização da categoria.  A marcha terminou em frente à Basílica de Aparecida onde foi realizada uma missa. 


Setor de Comunicação MNCR


Navegação