Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Lutar, criar, Reciclagem Popular!
Ferramentas Pessoais
Acessar
This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias nacionais / Catadores participam do Workshop Internacional Lixo Urbano em MG

Catadores participam do Workshop Internacional Lixo Urbano em MG

por Setor de Comunicação MNCR publicado 08/07/2016 12h45, última modificação 08/07/2016 12h54
Evento especialistas em resíduos internacionais e público interessado.
Catadores participam do Workshop Internacional Lixo Urbano em MG

Foto: Leila Regina

O Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária - ORIS em conjunto com o MNCR* e outros parceiros, promoveu mais um workshop sobre a questão dos resíduos sólidos urbanos. Com o tema “Lixo Urbano – Problema ou Solução?”, o evento aconteceu no dia 5 de julho, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos –CMRR, em Belo Horizonte – MG, com a participação de mais de 300 pessoas entre catadoras e catadores de materiais recicláveis, gestoras e gestores públicos, estudantes acadêmicos, organizações não governamentais entre outros convidados.
O destaque foi a apresentação do convidado internacional, Dr. Costas Velis, Engenheiro e Professor de Sistemas para a eficiência no uso de recursos na Faculdade de Engenharia Civil da Universidade de Leeds, na Inglaterra, que é referência mundial em gestão de resíduos e em métodos de reciclagem. Também palestrou catador de materiais recicláveis, Alex Cardoso, membro da equipe de articulação do MNCR. Os palestrantes apresentaram vários modelos e variáveis na gestão dos resíduos sólidos no mundo.
Dr. Costas destacou a eficiência e a importância da reciclagem no mundo, comparando os investimentos e mecanização da reciclagem convencional feita por empresas privadas com o menor investimento na reciclagem informal feita por catadoras e catadores de materiais recicláveis e suas organizações, concluindo que a reciclagem é a forma mais racional de tratar os resíduos sólidos no mundo. Em sua apresentação, apontou 9 pontos que considera estratégico na gestão dos resíduos sólidos. Por fim, Dr. Costas que também é vice-presidente do Grupo Europeu da ISWA – Associação Internacional de Gestão de Resíduos e do Conselho de Tecnologia para Economia de Recursos e Energia do Reino Unido, convidou o MNCR a participar da Associação, levando suas contribuições relacionadas a tecnologia da Reciclagem Popular.


13582170_898725926923580_8707419223384539400_o.jpg
foto: Leila Regina

Alex Cardoso destacou a importância da luta do MNCR nos últimos 15 anos, do que considerou como revolução sobre o “pensar” em resíduos, reconhecendo que antes do debate dos resíduos a sociedade não entendia que o assunto tratava sobre pessoas, as catadoras e catadores que são históricos na gestão de resíduos sólidos e na reciclagem. “Não queremos o dinheiro público, queremos desenvolver a inclusão sócio-econômica de pessoas e a defesa da natureza” referindo-se a criação de programas de coleta seletiva solidária, onde as organizações de catadoras e catadores de materiais recicláveis são contratadas para fazer a educação ambiental, a coleta seletiva, a triagem dos materiais e a destinação correta dos resíduos a reciclagem.
A parte da tarde, os participantes do Workshop participaram de oficinas sobre a Logística Reversa das Embalagens, a sobre Tributação dos Resíduos – ICMS e outra a reciclagem e o reaproveitamento de Óleo.
O Evento acabou sob forte animação, com dança de quadrilha de São João, que animou a todas e todos os participantes.


Navegação