No date

4º Congresso Latino foi transmitido ao vivo via internet



O 4º Congresso Latinoamericano de Catadores/Recicladores que aconteceu entre 1 e 3 de Junho em Lima, Peru, foi transmitido ao vivo pela internet para todo o mundo.

 

A transmissão foi realizada 100% em  tecnologia de software livre GNU/Linux.

Essa é uma inovação do Centro de Referencia do Catador, iniciativa do Secretariado da Red Latino-americana de Recicladores e do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis que pretende reunir e coordenar tecnologias sociais e compartilhamento de conhecimento para inclusão sócio econômica dos catadores de materiais recicláveis da America Latina e Caribe.

 

O sistema de transmissão ao vivo é a primeira experiência do Centro de Referencia que pretende, por meio dessa ferramenta, realizar capacitação e troca de conhecimento a longas distancias. O sistema se torna viável economicamente por ser desenvolvido dentro de principais de livre compartilhamento e difusão do conhecimento e tem a participação e parceria de militantes do movimento de software livre.

O Centro de Referencia do Catador reunirá outras tecnologias como os Carrinhos de coleta movido a eletricidade, tecnologia de reciclagem de óleo, software de gestão de cooperativa (Catafácil), Banco dos dados e georefenciamento e cooperativas, capacitação técnica,

 

além de pesquisas e bibliografia sobre gestão de resíduos e inclusão social dos catadores.

Mais Informações no site de Red Latina

Jornal da Red Latina