MNCR: 22 anos de luta e organização

No ano de 2001, quando da fundação do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), a palavra utopia circulava entre as conversas das lideranças. Sonhava-se com dias melhores e direitos básicos, mas algumas metas eram vistas por muitos como sonhos muito distantes da realidade naquele momento.

Algo como receber das prefeituras municipais pelo serviço de coleta e destinação adequada dos resíduos sólidos era um desses sonhos distantes, mas que hoje não são apenas realidade em muitas cidades brasileiras como também significa a única forma de estabilizar o serviço de coleta seletiva com planejamento e permanência. Ao longo desses 22 anos de luta muitos outros sonhos se concretizaram e o movimento acumulou diversas histórias de superação e transformação da realidade que apontam um caminho a seguir.

Em tempos de crise é difícil não olhar o futuro com pessimismo. As mudanças acontecem muito lentamente e os retrocessos ferem de morte essa caminhada, desanima e causa desespero.

“Como nós imaginamos um mundo melhor e levantamos questões que nos permitam ver além do que nos é oferecido?” Angela Davis.

Dialogando e conhecendo a experiência de Catadores de materiais recicláveis de várias partes do mundo é possível reconhecer em sua prática uma essência criativa do ser humano ao transformar seu meio mesmo em condições adversas. No continente africano, por exemplo, as catadoras e catadores se dedicam a coleta de ossos que são transformados e joias e adereços. Na Índia, a categoria coleta resíduos orgânicos e os transforma em gás para uso doméstico. Na França, onde a coleta de resíduos nas ruas é crime grave e onde as catadoras e catadores existem há séculos, a categoria se dedica a recuperar móveis, roupas e eletrodomésticos.

As adversidades pessoais são ainda mais desafiadoras, pois significam confrontar conflitos internos frutos de anos de traumas, negação e violência. A categoria de Catadores é fonte de inspiração nesse quesito também, porque são inúmeros os casos de superação e transformação da saúde física e mental por meio do trabalho. Não o trabalho alienado, mas o trabalho solidário, esse que dá sentido à vida, que educa diariamente e que permite o desenvolvimento integral, que estimula a resolução de conflitos sempre com apoio da comunidade. São as cooperativas, associações e grupos os impulsionadores dessa transformação.

Esse modo de organização está na contramão do mundo capitalista da atualidade. O moderno e aceito socialmente é ser o empreendedor, aliar-se às novas tecnologias para mudar de vida, sozinho. Os aplicativos, ‘startups’ e grandes conglomerados de dados facilitam para que a classe trabalhadora se desconecte da comunidade e possa ser explorada individualmente. E 85% da categoria de catadoras e catadores ainda trabalha informalmente de modo individual, um prato cheio para quem quer enriquecer as custas dos pobres.

Mas o individualismo não é algo novo. A utopia do MNCR é ver todas as catadoras e catadores organizados, trabalhando de modo coletivo, e por meio da reciclagem popular compartilhar a riqueza e o conhecimento gerados dos resíduos sólidos.