Ministra Marina Silva foi destaque na Expocatadores 2023

Catadoras e catadores de materiais recicláveis de todo o Brasil então reunidos na Arena Mané Garricha, em Brasília, participando da décima edição da Expocatadores. São cerca de 2 mil profissionais integrantes de cooperativas, associações, além de catadores autônomos.

O tema da feira é a sustentabilidade econômica da categoria frente a crise econômica que atinge o mercado da reciclagem. Com o lema “É hora da conta fechar”, diversas mesas de debates compartilham conhecimento sobre o mercado, legislação, oportunidades de negócios, mas também a transição ecológica justa, racismo ambiental e direitos humanos no trabalho dos Catadores.

A Ministra de Meio Ambiente e Mudanças do Clima, Marina Silva, enfatizou em sua participação a importante do trabalho das organizações de catadores ao gerar trabalho e renda para as pessoas em situação de vulnerabilidade. Marina declarou a categoria esta coberta de razão ao reivindicar o pagamento justo pelos serviços.

“Existe uma coisa chamada ‘pagamento por serviços ambientais’. O que vocês fazem é um serviço em beneficio da natureza, mas também um serviço em favor de todas as pessoas, que protegem nossas nascentes. Por isso, deve ser feito o pagamento por aquilo que vocês fazem”, declarou.

Também estão confirmadas presenças do, Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Costa Macêdo e Ministro da Economia, Fernando Hadaad, entre outros.

A Expocatadores é considerada a maior feira de negócios do cooperativismo solidário a serviço da economia circular e da transição justa. Trata-se do principal encontro sobre a gestão de resíduos sólidos e reciclagem, com a inclusão dos catadores (as) de materiais recicláveis.

“É um momento de união dos catadores e catadoras de todas as regiões do país, que vão se juntar a lideranças da categoria, representantes de empresas, autoridades públicas, pesquisadores e entidades comprometidas com o meio ambiente, em prol de uma economia circular inclusiva e da transição justa. Um verdadeiro intercâmbio de ideias e experiências com o objetivo de impulsionar o avanço sustentável do Brasil”, destaca o presidente da ANCAT, Roberto Rocha.

A Expocatadores 2023 é uma iniciativa da ANCAT - Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, MNCR - Movimento Nacional dos Catadores e UNICATADORES.

Fotos: Gilberto Chagas/MNCR

Foto: Gilberto Warley/MNCR