Lançamento do Sistema Cooperar

No próximo dia 21 de dezembro, às 19h, será lançado durante a Live do MNCR o sistema Cooperar de gestão de organizações de catadoras e catadores desenvolvido exclusivamente para cooperativas, associações e Redes de Catadores.

A busca por autonomia tecnologia é um dos motores de impulso para o desenvolvimento de um software de gestão administrativa de cooperativas, associações e Redes de Cooperativas de Catadores. A categoria tem ambiciosos planos de desenvolvimento, entre os quais, a universalização da coleta seletiva em todo o país, plantas de pré-industrialização, massificação da organização e capacidade operacional, além do avanço em problemas tributários e pagamento justo pelos serviços realizados ao poder público e setor privado.

O sistema Cooperar é um ferramenta simples e poderosa de gestão interna das organizações de catadoras e catadores e busca facilitar os processos de registro e controle de vendas, despesas e inventário de propriedade coletiva. O sistema também controla entrada e saída de materiais com registro de peso, tipo de material e origem, seja de coleta porta a porta, coleta em grandes geradores, doação na porta da cooperativa, coleta em PEV (ponto de entrega voluntária), coleta da prefeitura, etc. É possível cadastrar clientes, compradores e fornecedores permitindo que as informações fiquem acessível com rapides. Conta ainda com ferramenta de recursos humanos para gestão de associados e parceiros, controle financeiro com fluxo de caixa e contas bancárias, controle de comercialização, relatórios e indicadores de produtividade e rendimento.

As redes de comercialização também têm perfis específicos para controle da produção de suas associadas, permitindo transparência na cooperação solidária entre grupos, fortalecendo e dando credibilidade para o negócio.

O sistema vai permitir também o trabalho de organização e cooperação com catadores avulsos, não associados, por meio do registro da produção individual com emissão de relatórios de ganho e produtividade.

A ferramenta é resultado de uma parceria do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, a ANCAT e a ONG Wiego que vêm investindo no software por meio de consulta e construção coletiva diretamente com as organizações de Catadores que testam e sugerem melhorias aos sistema de acordo com suas necessidades reais.

O Cooperar funciona hoje em versão para desktop e o plano de desenvolvimento das próximas versões prevê o desenvolvimento para formato de dispositivos móveis, como celular e tablets, além de integração com outros sistemas por meio de API, automatização de balanças, emissão de notas fiscais, colete e status da documentação. Outra funcionalidade planejada é o contato com empresas e moradores para contratação de coleta, função que deve permitir que o sistema expanda sua atribuição de organização interna e possa servir também para comunicação com a sociedade. A aplicação permitira melhor negociação de contratos com o poder público, pois fornecerá ao município uma ferramenta para operacionalizar a coleta seletiva localmente, com informações de dia, horário e destino final da coleta seletiva.