Redesol promove 1º Encontro pelo Cataforte III

Catadores de materiais recicláveis de Belo Horizonte e região metropolitana participaram neste sábado, 07/11/2015, do 1º Encontro REDESOL – Cataforte III. O evento, que aconteceu no auditório do Instituto de Educação de Minas Gerais, contou com representantes dos 14 empreendimentos que formam a REDESOL com o objetivo de trocar experiências e aprofundar na relação estabelecida pelo trabalho em rede e conhecer melhor o Cataforte III e começar a pensar sobre o Plano de Gestão.

A presidente da REDESOL, Ivaneide Souza, acredita na importância da união das cooperativas para buscar os avanços para os catadores e seus empreendimentos. “Esse encontro é, efetivamente, o ponta pé inicial da REDESOL no projeto Cataforte III, unificando os empreendimentos filiados à rede com o objetivo de aproximar os cooperados estreitando as relações. Acho que o Cataforte III vem para fortalecer as redes e estamos com muita expectativa de avançar na questão do planejamento consolidando a Rede como um negócio que atenda da melhor forma as bases filiadas”.

O encontro contou com a participação de representantes das diversas instituições parceiras da REDESOL, incluindo o INSEA, MNCR, Fórum Municipal Lixo e Cidadania, do Centro Público de Economia Solidária e da ONG Moradia, que formaram a mesa de abertura do encontro.

A assessora regional do Cataforte III – MG/RJ, do Escritório Nacional do Cataforte, Marislene Nogueira, apresentou o Projeto para os catadores, além de um histórico das duas edições anteriores.

Com o intuito de trabalhar a “Estruturação de Negócios Sustentáveis em Rede”, o atual projeto tem como objetivo possibilitar avanços na cadeia produtiva e no mercado da reciclagem (comercialização conjunta; prestação de serviços; beneficiamento/agregação de valores aos materiais recicláveis; outras oportunidades de negócios). O Cataforte III também vem com o desafio de avançar na inclusão de catadores informais e na integração de políticas e iniciativas de apoio aos catadores.

Os participantes do encontro foram divididos em seis grupos que trataram dos seguintes temas: estrutura organizativa; afirmação da identidade e projeto de sociedade; comunicação; formação e mobilização para a participação; estratégias e metodologias para planejamento, monitoramento e avaliação das atividades em rede; e relações políticas e institucionais. Os seis temas que foram trabalhados pelos grupos são requisitos do Cataforte III para serem tratados no Plano de Gestão. A recomendação é que os temas sejam discutidos de forma participativa com os catadores.

A REDESOL é formada por 14 empreendimentos solidários de catadores de materiais recicláveis de Belo Horizonte e das cidades de Caeté, Vespasiano, Raposos, Nova União, Sabará, Baldim, Congonhas, Pedro Leopoldo e Sarzedo.