Redes de cooperativas discutem novas formas de comercialização mútua

No último dia 10, seis redes de cooperativas de catadores de materiais recicláveis se reuniram na cidade de Sorocaba para discutirem um formato de trabalho que promova cooperação mútua, tanto na comercialização de resíduos quanto na prestação de serviços. Além de agregar valor aos produtos beneficiados - permitindo melhor negociação com a indústria transformadora -, a proposta permite um maior avanço dessas redes na cadeia de materiais recicláveis e solidifica a autonomia dos catadores no setor.

A reunião contou com a presença de técnicos e catadores representantes das redes Cata Sampa, de São Paulo; Cata Vida (Sorocaba); Coopcent ABC (Grande ABC); UNIR (Campinas); Reciclamp (Campinas) e Rede Verde Sustentável (Zona Oeste e Região).

Os participantes do encontro ainda visitar

am uma fábrica de moagem de Polipropileno (PP) e a unidade de filtragem de resíduos do óleo vegetal, conjunto operado pelos catadores da Rede Cata Vida, em cooperação inicial com a Reciclamp, já que um dos entendimentos é a produção de alguns tipos de produtos para a indústria recicladora, conforme o potencial de produção das redes envolvidas.

Parceira das redes sustentáveis, a Natura fez parte dos debates e apresentou proposta de operação em rede, que será analisada e discutida entre os catadores, para um futuro posicionamento. Entre os fatores abordados está o custo da logística operacional do futuro trabalho em conjunto e a elaboração de um plano logístico de colaboração entre as redes.

Esse diálogo marca o avanço das discussões iniciadas há alguns meses entre essas redes de cooperativas, que se reunirão novamente em novembro, na cidade de Campinas. Realizado pelo MNCR, o evento teve o apoio do Projeto Cata Rua, desenvolvido pela Rede Cata Sampa em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES).