Rede Cata Vale avança na autogestão dos catadores de materiais recicláveis

Formada por 8 cooperativas de 5 municípios da região do Vale do Paraíba, interior de São Paulo, a Rede Cata Vale é uma cooperativa de 2º grau, fundada em 2012, que beneficia diretamente 258 catadores e catadoras de matérias recicláveis. Possuí infraestrutura de veículos preparados para operar a coleta seletiva em grandes geradores de resíduos sólidos, como redes de supermercados, indústrias e grandes empreendimentos, além de capacidade para prestar serviços ao Poder Público dos municípios da região.

Hoje a Rede busca atender a Lei de Resíduos Sólidos e a Logística Reversa, pois possui entre suas filiadas experiências com a coleta seletiva incluindo a gestão de postos de entrega voluntária, gestão de óleo domiciliar e dos resíduos eletrônicos.

No ano de 2016 a Rede elegeu uma nova diretoria e em planejamento definiu seu foco principal de atuação na comercialização conjunta da produção de suas componentes, além de ampliar o número de cooperativas filiadas com adesão de mais 03 organizações.

Esse ano conquistou a participação em 2 importantes projetos de fortalecimento socioprodutivo, como o Projeto Cata Rua em parceria com o Instituto Cata Sampa e o Programa Novo Ciclo em parceria com a Danone e AVINA.

A Rede Cata Vale tem sede no município de Pindamonhagaba e pode ser contatada através do telefone: (12) 3637-1759

 

COOPERATIVAS QUE COMPOEM A REDE CATA VALE

Cooperativa Futura -São José dos Campos

Cooperativa São Vicente - São José dos Campos

Cooper Alfa - São José dos Campos

Coopertec -São José dos Campos

Jacarei Recicla - Jacareí

Moreira Cesar Recicla -Pindamonhagaba

Amigos do Lixo - Guaratinguetá

Coco Cia - Ubatuba

Cooperativa Moreira César

Possuí 32 cooperados e atua no município de Pindamonhagada. Depois de muitos anos de luta conquistou em 2016 o Termo de Cessão de Uso da área pública em que desenvolve suas atividades. O novo documento proporcionará à cooperativa condições de ampliar sua atuação e crescer por meio de novas parceria para ampliação da infraestrutura, isso permitirá agregar novos cooperados, aumentando seu raio de atuação com melhores condições de trabalho para seus associados.

 

Cooperativa Futura

A Cooperativa é pioneira na atividade de reciclagem na região do Vale do paraíba e a primeira a conquistar uma certificação internacional SA800 de excelência na qualidade de trabalho. Tem experiência na gestão de Postos de Entregas Voluntaria (PEV), após uma gestão de 04 ano destes postos teve um ano bem conturbado com a perda desse contrato para a iniciativa privada, fato que contraria a lei 12.305/2010. Teve então de reduzir seus 138 postos de trabalho para 32.

 

Cooperativa Jacareí Recicla

A Cooperativa conta hoje com 41 cooperados, trabalha em média 140 toneladas de material recicláveis vindos da coleta seletiva municipal.

Depois de muita luta conseguiu melhorar as condições de estrutura do espaço e com isso recebeu a certificação internacionalmente, a SA 8000 que reconheceu a melhoria nas condições de trabalho, por meio da implantação de normas e procedimento em relação a saúde e segurança do trabalho, realização de palestras informativas aos cooperados, diminuindo os riscos de acidente de trabalho com o uso de EPI’S e instalação de extintores.

A cooperativa também celebrou uma grande parceria com o “PROJETO ABIPEC“, por três anos garantindo investimentos na aquisição de mais equipamentos, além de melhorar o volume e a qualidade do material a ser comercializado, agregando com isso o valor do material e a retirada dos cooperados .

 

Cooperativa São Vicente

É especializada na captação e reciclagem do óleo de cozinha, no entanto precisa triplicar sua captação e processamento (dos atuais 10.000 litros mensais para 30.000 litros) a fim de dar continuidade ao investimento e usar plenamente a capacidade da Usina de reciclagem em suas instalações.

 

Cooperativa Coopertech

É especializada em resíduos eletrônicos e está tentando de estruturar para dar dinamismo e rentabilidade a essa vocação.

 

Cooperativa CooperAlfa

Está tentando se estruturar para se especializar em resíduos plásticos, para isso precisará se equipar melhor, prospectar doadores desse material e talvez pensar num modo de efetivar com baixos custos a logística de captação desse tipo de material (principalmente PET`s) para ter volume suficiente.

 

Coco & Cia


Associação de Reciclagem do Coco Verde e de Catadores de Materiais Recicláveis de Ubatuba (Coco e Cia.) surgiu com a ideia central do trabalho de conclusão de curso da fundadora Gilda, que se formou em nutrição e apresentou a proposta da reciclagem do coco verde. Daí veio a ideia de montar uma cooperativa de reciclagem.
A associação de catadores se formalizou para trabalhar ativamente na coleta e separação de materiais recicláveis no centro de triagem do município. Gilda sonha que num futuro próximo possam começar a trabalhar com a reciclagem da fibra do coco.

Cooperativa Amigos do Lixo

Nasceu da necessidade de se erradicar o lixão, que representava um fator negativo para Guaratinguetá na questão do meio ambiente. Por um ponto final na situação desumana em que se encontravam os catadores de lixo, que ganhavam miseravelmente sua sobrevivência chafurdando em meio aos detritos, sujeitando-se a contrair doenças e outros males. Foi criada para contemplar as diretrizes de geração de renda, habitação, alimentação e alfabetização.